A Cooperação Militar Brasileira e sua contribuição para a integração ibero-americana

  • Rogério Marques Nunes

Resumo

A Comunidade Ibero-Americana de Nações é formada por 22 países, sendo 19 das Américas do Sul e Central (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e três da Península Ibérica (Andorra, Espanha e Portugal). Criada com a finalidade de estimular avanços em temas políticos, econômicos e culturais, tem o Brasil com um dos principais prestadores de cooperação. O Brasil está presente em diversos mecanismos inter-regionais, o que o coloca em contato com países de todos os continentes. Sendo assim, a participação internacional brasileira ocorre dentro de princípios, em que a defesa da paz, a solução pacífi ca de conflitos e a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade são fatores preponderantes, pois estão delineados no artigo 4º da Constituição Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Marques Nunes

Cel Cav (AMAN/89, EsAo/97, ECEME/05), especialista em Relações Internacionais (Universidade Candido Mendes/10). Atualmente, exerce a função de instrutor na Escola Superior das Forças Armadas do Reino da Espanha.

Publicado
2017-06-01
Como Citar
Nunes, R. M. (2017). A Cooperação Militar Brasileira e sua contribuição para a integração ibero-americana. A Defesa Nacional, 104(833), 24-36. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/ADN/article/view/1298