O comando do marquês de Caxias na Guerra da Tríplice Aliança

Da “guerra gaúcha” à “guerra estratégica”, mudança de paradigma

  • Edgley Pereira de Paula

Resumen

O século XIX é um interessante observatório para se pensar a “Arte da Guerra” nos países da América do Sul, pois será a partir do início desse século que os países, antigas colônias europeias, irão se desvencilhar das amarras metropolitanas e iniciar um processo de construção dos seus projetos de estados nacionais. Algumas das mais importantes questões que esses jovens estados terão que enfrentar são a busca por defi nições de fronteiras e a formação de um exército e de uma armada nacionais capazes de garantir os interesses, muitas vezes confl itantes, dessas novas nações.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Edgley Pereira de Paula

Cap QCO (Magistério, História; EsAEx/xx), graduado em História (UERJ/xx), pós-graduado em História Militar Brasileira (UNIRIO/xx), mestre em História Política (UERJ/xx), doutorando em História Contemporânea (Universidade de Coimbra/Portugal), pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em História Militar do Exército (CEPHiMEx). Atualmente, serve na Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

Publicado
2017-06-01
Cómo citar
Paula, E. P. de. (2017). O comando do marquês de Caxias na Guerra da Tríplice Aliança: Da “guerra gaúcha” à “guerra estratégica”, mudança de paradigma. A Defesa Nacional, 104(833), 37-53. Recuperado a partir de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/ADN/article/view/1299