BASES PARA UMA ESTRATÉGIA DE DISSUASÃO CONVENCIONAL BRASILEIRA

  • Augusto W. M. Teixeira Junior

Resumo

O presente Policy Paper propõe recomendações para uma estratégia de dissuasão brasileira. A partir da apresentação dos resultados da pesquisa sobre ambiente multidomínio, dissuasão convencional e A2/AD, o documento extrai as principais conclusões acerca da comparação dos casos de Rússia, China e Irã. Com base nesses estudos, aponta as implicações estratégicas para o Exército Brasileiro. Em sua seção final, o trabalho apresenta as principais recomendações para subsidiar a estruturação de uma estratégia de dissuasão convencional brasileira, inspirada no conceito operacional de Antiacesso e Negação de Área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto W. M. Teixeira Junior

*Doutor em Ciência Política (UFPE). Realizou Estágio Pós-Doutoral em Ciências Militares (ECEME). Professor do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (UFPB). Pesquisador do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (NEP - CEEEx) e do INCT-INEU.

Publicado
2022-03-24
Como Citar
Teixeira Junior, A. W. M. (2022). BASES PARA UMA ESTRATÉGIA DE DISSUASÃO CONVENCIONAL BRASILEIRA. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 22(4), 19-34. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/9304