GUERRA INFORMACIONAL NO CAMPO DE BATALHA

  • Cel R1 Sylvio Pessoa da Silva
  • Cel R1 Paulo Roberto da Silva Gomes Filho

Resumo

O presente artigo, em primeiro plano, visa a lançar luz sobre a importância do tema dimensão informacional da guerra. Consideramos que esse fenômeno não é novo, pois a sociedade está exposta há décadas, com baixo grau de percepção, a essa proposta de modelagem social. A busca em dirigir o pensamento social tem sido uma importante ferramenta para a guerra, principalmente, após a II Guerra Mundial. Com base na tecnologia, a ferramenta informacional surgiu, sendo as fronteiras físicas “substituídas” pelas fronteiras virtuais. A descentralização da informação criou agentes e concorrentes à mídia, bem como gerou diversas classificações de informação. Esses antecedentes estão presentes na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, com diferentes segmentos participativos do conflito, como demonstrado no contexto deste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cel R1 Sylvio Pessoa da Silva

Oficial do Serviço de Intendência da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro (AMAN,1990); Mestre em Operações Militares (EsAO, 1998) e Mestre em Ciências Militares (ECEME, 2006). Especialista em Logística Empresarial – MBA, pela FGV (2010).

Cel R1 Paulo Roberto da Silva Gomes Filho

Oficial de Cavalaria da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro (AMAN 1990). Mestre em Operações Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME 2008). Especialista em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL 2010). Mestre em Estudos de Defesa e Estratégia pela Universidade Nacional de Defesa da República Popular da China (Beijing 2016).