O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Foram incluídas duas sugestões de possíveis avaliadores externos à instituição dos autores no campo "Comentários ao Editor" a seguir:
  • Foi feito o upload separado de todas as figuras que aparecem no texto; o formato dadas figuras possui extensão jpg, png ou tiff; a resolução das figuras é de ao menos 300 dpi.

DIRETRIZES AOS AUTORES
A CT: Revista Militar de Ciência e Tecnologia é um periódico científico que publica trabalhos em várias áreas da Ciência e Tecnologia e também artigos técnicos específicos em engenharia, voltados para a defesa nacional, primordialmente, no âmbito da Força Terrestre.

As diretrizes são fundamentais para um bom fluxo editorial. Por favor, leia atentamente as instruções para ter certeza que seu manuscrito atende a todos os requisitos. Solicitamos também que leiam e estejam de acordo com nossa Declaração de Ética antes da submissão. Em caso de dúvidas ou dificuldades técnicas, entre em contato conosco (rmct@ime.eb.br).

Áreas de publicação:
Engenharia Civil, Transportes e Ciências Ambientais
Engenharia Nuclear
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Ciência dos Materiais
Ciência da Computação
Engenharia de Defesa
Engenharia Química e Química
Engenharia Cartográfica
Outras áreas.

Submissão
- Todo o processo de submissão deverá ser realizado pelo sistema da CT após o acesso ao site com o login e senha definidos durante o cadastro.
- As submissões de artigos científicos estão abertas em fluxo contínuo.
- Os trabalhos devem ser redigidos em português ou inglês.
- Os trabalhos deverão ser enviados em formato Word ou RTF conforme o modelo.
- Deverão ser encaminhadas duas sugestões de possíveis avaliadores externos à instituição dos autores. As sugestões devem ser incluídas durante a submissão no campo "comentários ao Editor".
Importante: possíveis revisores não podem pertencer à(s) mesma(s) instituição(ões) dos autores nem ter participado da banca que julgou a tese ou dissertação.


1. Artigo Original Completo
É o trabalho inédito de pesquisa, apresentado em forma clara, concisa e precisa, seguindo a forma usual de apresentação das publicações científicas. O artigo deverá seguir a seguinte estrutura:
- Título: o título deverá ser breve, em português e inglês e limitado a 22 palavras (incluindo, quando houver, o subtítulo). Sugerimos evitar siglas que não sejam amplamente reconhecidas, caracteres especiais, termos ou expressões que demandem explicações para o leitor através de notas de rodapé.
- Resumo: com no máximo 200 palavras no idioma do texto e em inglês. Deverá descrever os objetivos, a metodologia, os resultados, suas principais implicações e a contribuição para a área. O resumo é parte fundamental da comunicação do artigo e deve conter principalmente os resultados alcançados.
- Palavras-chave: deverão ser inseridas cinco palavras-chave. Considere incluir pelo menos uma palavra-chave que descreva a metodologia. Não utilizar como palavras-chave siglas desconhecidas. As palavras-chaves podem ser compostas.
- Tabelas, gráficos e imagens: A qualidade das imagens deverá ser de 300dpi. Se a conteúdo gráfico possui texto escolha um tamanho que garanta sua leitura em diferentes suportes (computador desktop, notebook, tablet ou celulares). As figuras devem ser submetidas no formato PNG, TIFF ou JPEG (para fotografias). Ao preparar as imagens, considerar que a versão impressa não terá cores. Não fazer menção explícita às cores e utilizar simbologia que permita a visualização monocromática.
- Limite de palavras: o manuscrito deverá possuir entre 4000 a 6000 palavras, incluindo elementos pré-textuais e referências. Entretanto, manuscritos maiores ou menores poderão ser publicados desde que justificados pelo conteúdo da contribuição.
- Notas de rodapé: a inclusão de notas deverá ser a mínima necessária e apenas para informações cruciais. Deverá ser incluída na mesma página da indicação da nota, não utilize notas de fim.
O trabalho será verificado com rigor e o parecer dos revisores poderá recomendar que o artigo seja reescrito em forma compacta sem a perda da qualidade científica. A estrutura a ser utilizada depende muito da natureza, das peculiaridades de cada trabalho e do tipo de pesquisa.

2. Artigo de Revisão
É um caso especial de artigo, em que o progresso em uma área específica é apresentado. Artigos de revisão são muito importantes para a pesquisa científica e constituem, geralmente, no primeiro passo da busca bibliográfica no processo de investigação científica, pois permite que o pesquisador situe o seu trabalho no contexto do estado-da-arte. É, também, uma modalidade de artigo que exige um aprofundamento grande no assunto, grande poder de síntese do autor e grande volume de artigos citados, buscando esgotar o assunto com, pelo menos, um artigo de reconhecido valor para cada tipo de método correspondente ao estudo da taxonomia utilizada ou proposta. Na CT os artigos de revisão devem contemplar a Ciência e Tecnologia ou engenharia voltada para a defesa, com o objetivo de dar uma visão crítica. É um tipo de artigo em que se busca o parecer de um especialista altamente qualificado e experiente. Terá até 20 páginas e o número de páginas deve ser compatível com o número de citações e grau de análise desse conteúdo.

Autoria e Colaborações
Todas as informações sobre o(s) autor(es) deverão ser informados somente nos metadados preenchidos no sistema durante a submissão do manuscrito. Deverão ser informados o nome completo, vínculo institucional, ORCID e endereço de e-mail.
A CT adere ao sistema de especificação CRediT (Contributor Roles Taxonomy) que é mantido pelo Consortia for Advancing Standards in Research Administration Information (CASRAI) e adota uma taxionomia com 14 diferentes papéis que podem ser atribuídos seja como autoria ou contribuição, conforme tabela a seguir:
- Conceptualização: Ideias; formulação ou evolução de metas e objetivos de pesquisa abrangentes.
- Metodologia – Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
- Escrita (rascunho original) – Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
- Escrita (análise e edição) – Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por membros do grupo de pesquisa original, especificamente análise crítica, comentário ou revisão – incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
- Curadoria de dados: Atividades de gestão para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, quando necessário para interpretar os dados em si) para uso inicial e posterior reutilização.
- Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados do estudo.
- Aquisição de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto que leva a esta publicação.
- Investigação: Condução de um processo de pesquisa e investigação, realizando especificamente os experimentos, ou coleta de dados/evidências.
- Administração do projeto: Responsabilidade pela gestão e coordenação para o planejamento e a execução da atividade de pesquisa.
- Recursos: Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
- Software: Programação, desenvolvimento de software; design de programas de computador; implementação de código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
- Supervisão: Responsabilidade de supervisão e liderança para o planejamento e a execução da atividade de pesquisa, incluindo tutoria externa para a equipe principal.
- Validação: Verificação, como parte da atividade ou separada, da replicação/reprodutibilidade geral de resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.
- Visualização: Preparação, criação e/ou apresentação
Fonte: https://casrai.org/credit/
Aplicação (exemplos):
As atribuições de autoria e contribuições deverão ser incluídas no final do manuscrito, conforme exemplo a seguir:
- Quando todos os autores forem igualmente responsáveis por todas as etapas e processos na elaboração do manuscrito utilizar a seguinte redação:
Autoria e Colaborações: Todos os autores participaram de modo equivalente na elaboração do artigo.

- Quando ocorreram diferentes responsabilidades na elaboração do manuscrito:
Autoria e Colaborações:
Autor 1 – conceitualização e redação (rascunho original);
Autor 2 – metodologia e redação

Autoria e Colaborações:
Autor 1 – conceitualização e redação (rascunho original, revisão e edição);
Autor 2 – metodologia e redação (revisão e edição);
Autor 3 – investigação e análise formal.

Reforçamos que a responsabilidade pelo artigo publicado é de todos os autores e é assumida no momento da submissão. As atribuições colaboram para uma identificação mais precisa do papel exercido por cada autor na elaboração do artigo.

Conflitos de Interesse
A CT adota as definições e recomendações do “Código de boas práticas científicas” da FAPESP (https://fapesp.br/boaspraticas/) sobre conflitos de interesse:

3.4.1. Há conflito potencial de interesses nas situações em que a coexistência entre o interesse que deve ter o pesquisador de fazer avançar a ciência e interesses de outra natureza, ainda que legítimos, possa ser razoavelmente percebida, por ele próprio ou por outrem, como conflituosa e prejudicial à objetividade e imparcialidade de suas decisões científicas, mesmo independentemente de seu conhecimento e vontade.
3.4.2. Nessas situações, o pesquisador deve ponderar, em função da natureza e gravidade do conflito, sua aptidão para tomar essas decisões e, eventualmente, deve abster-se de tomá-las.
3.4.3. Nos casos em que o pesquisador esteja convencido de que um conflito potencial de interesses não prejudicará a objetividade e imparcialidade de suas decisões científicas, a existência do conflito deve ser clara e expressamente declarada a todas as partes interessadas nessas decisões, logo quando tomadas.

Destacamos algumas situações onde podem haver potenciais conflitos de interesse e que devem ser avaliado cuidadosamente pelos autores:
- relacionados a indústria de defesa. Especialmente se for necessário/obrigatório tratar nominalmente empresas públicas e privadas;
- relacionados a instituições e projetos, principalmente se o(s) autor(es) fizerem parte, atuando diretamente no projeto relatado (enviesamento dos resultados);
- Possibilidade de receber direta ou indiretamente benefícios financeiros decorrentes da publicação do artigo;
- Trabalhar em instituições públicas ou privadas e que possam dar benefícios decorrentes da publicação

Todo potencial conflito de interesse deve ser declarado no texto submetido, junto com as respectivas considerações/justificativas.