QUEM DESCOBRIU O CURRÍCULO OCULTO? UMA REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO NA PMERJ

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LUCIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA
SIMONE DUQUE ROMEU

Resumen

O presente artigo científico faz uma reflexão sobre o currículo oculto e a formação na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). A discussão iniciase com a revisita aos trabalhos acadêmicos produzidos na Escola Superior de Polícia Militar sobre a temática formação policial, na busca de pesquisas que abordassem o currículo oculto. Neste sentido, explora o conceito de currículo oculto e seus elementos constitutivos com vistas a desvelar e minimizar seus efeitos. Em seguida, apresenta a Pedagogia do Guerreiro como resultante das intervenções dos ethos militar e ethos do guerreiro na formação militar. Explica também o dilema entre o sagrado e o profano instituído pelo ethos do guerreiro nas instituições policiais. Por fim, se estabelece os desafios para a formação na PMERJ e aponta o currículo oculto como um fenômeno emergente a ser compreendido, que deve ser objeto de discussão permanente nos espaços de formação, a fim de conscientizar os atores envolvidos nos processos formativos para a responsabilidade e o compromisso com a política de ensino da instituição, fatores primordiais para o alcance de uma educação de qualidade.

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Cómo citar
OLIVEIRA, L. R. D., & ROMEU, S. D. (2019). QUEM DESCOBRIU O CURRÍCULO OCULTO? UMA REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO NA PMERJ. Giro Do Horizonte, 6(1), 92-106. Recuperado a partir de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/GH/article/view/2237
Sección
Edição Completa