Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. Introdução
Os artigos submetidos estão sujeitos ao Regulamento Editorial da Revista Brasileira de Saúde Militar (RBSM), assim como a legislação sobre direitos autorais vigentes no País.

2. Fluxo editorial
Os artigos devem ser submetidos por meio do Sistema Eletrônico Open Journal System (OJS) e serão apreciados por um sistema de revisão duplo-cega por pares (Double Blind Peer Review).
Todos os manuscritos submetidos passam por uma avaliação inicial de um Editor Adjunto e/ou Associado no que se refere à formatação, língua e regras da revista. Em um segundo momento o artigo é enviado a dois pareceristas ad hoc para avaliação, comentários, sugestões, adequações, dando o seu parecer sobre o artigo, enquadrando-o em uma das seguintes categorias: 1 - Aceito para publicação; 2 – Aceito para publicação com correções e adequações ou 3 – Não recomendado para publicação.
Em seguida o Editor fará o envio do parecer ao autor de correspondência do manuscrito comunicando a aprovação ou não do trabalho e solicitando as possíveis adequações e correções no trabalho. Neste último caso, os autores terão, no máximo, trinta dias para a devolução ao Editor, por meio do sistema da revista.
O processo se repete com o Editor que deverá conferir se foram atendidas as sugestões e adequações junto com os pareceristas ad hoc. Cumprida essa fase, o Editor comunicará o autor de correspondência. Os manuscritos são aceitos levando-se em consideração a originalidade, relevância e a contribuição científica de acordo com a abrangência e escopo da Revista Brasileira de Saúde Militar.

3. Responsabilidades dos autores
Antes da submissão de um manuscrito os autores devem se inteirar do escopo da Revista Brasileira de Saúde Militar, suas características, processo de revisão e políticas editoriais. Os autores devem estar cientes e ter a certeza de que o manuscrito não foi publicado anteriormente e que não está em fase de avaliação por outro periódico. No ato da submissão os autores assumem a responsabilidade por não estarem usando dados falsos ou copiados (plagiados).
A Revista Brasileira de Saúde Militar se utiliza de métodos eletrônicos para identificação de similaridade que, se detectado, será devolvido imediatamente aos autores. Todos os manuscritos, ao serem submetidos, deverão apresentar obrigatoriamente a seguinte documentação:
a) Autoria: Cada pessoa consignada como autor deve ter participado efetivamente do trabalho e assumir a responsabilidade pública pela parte do artigo com a qual contribuiu e o documento submetido deve ter sido cuidadosamente lido por todos os autores, que devem concordar com o seu conteúdo. Esses aspectos devem fazer parte de uma declaração de responsabilidade pela autoria.
b) Direitos autorais: Os autores devem assinar o documento de transferência de direitos autorais à Revista Brasileira de Saúde Militar.
c) Conflito de interesses: Devem ser mencionadas as situações que podem influenciar de forma inadequada o desenvolvimento ou as conclusões do trabalho, tais como a participação societária nas empresas produtoras das drogas ou dos equipamentos citados ou utilizados no trabalho, assim como em suas concorrentes da mesma. São também consideradas fontes de conflito os auxílios recebidos, as consultorias, as relações de subordinação no trabalho etc.
d) Aspectos éticos: Todos os manuscritos que lidem com qualquer tipo de participação humana devem estar devidamente documentados de todo o processo de avaliação por um Comitê de Ética em Pesquisa, reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), seguindo as Resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.
Artigo que trate de pesquisa clínica com seres humanos deve incluir na seção Métodos, declaração de que os sujeitos do estudo assinaram o termo de consentimento livre e informado, bem como o(s) nome(s) do(s) Comitê(s) de Ética e o(s) número(s) do(s) parecer(es).
No caso de trabalhos envolvendo experimentação animal, os autores devem indicar na seção Material e Métodos que foram seguidas as normas contidas no Council for International Organization of Medical Sciences (CIOMS) Ethical Code for Animal Experimentation (WHO Chronicle 1985; 39(2):51-6) e os preceitos do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal - COBEA (www.cobea.org.br), e deverão estar de acordo com a Lei Nº 11.794, de 8 de outubro de 2008 (Lei Arouca), e com avaliação de uma Comissão de Ética no Uso de Animais. Deverão ainda contemplar, ainda, a Declaração dos Direitos do Homem e do Animais.
Todos os ensaios controlados aleatórios (randomized controlled trials) e clínicos (clinical trials) submetidos à publicação devem ter o registro em uma base de dados de ensaios clínicos. Essa é uma orientação da Plataforma Internacional para Registros de Ensaios Clínicos (ICTRP), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). As instruções para o registro estão disponíveis no endereço eletrônico do ICMJE (http://www.icmje.org/clin_trialup.htm) e o registro pode ser feito na base de dados de ensaios clínicos da National Library of Medicine, disponível em http://clinicaltrials.gov/ct/gui.

4. Preparação do manuscrito para submissão
Obrigatoriamente devem ser anexados ao sistema de submissão os seguintes arquivos:

- Arquivo 1: Página de identificação
a) Título do artigo em português e inglês, que deverá ser conciso, porém informativo;
b) Nome completo de cada autor, sem abreviações, com número sobrescrito ao final do último sobrenome, para marcar a afiliação e asterisco sobrescrito para marcar autor principal;
c) Afiliação institucional em rodapé, com número correspondente ao autor (nome completo da instituição a que está afiliado);
d) Endereço, telefone e e-mail do autor correspondente em rodapés marcado com asterisco;
e) Fonte de financiamento (se for o caso).

- Arquivo 2: Documento de transferência de direitos autorais

- Arquivo 3: Manuscrito Completo
a) Deve conter a seguinte sequência: título em português, título em inglês, resumo, abstract, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências;
b) Não deve conter nomes, afiliações, nem outros dados que possam identificar os autores.

- Arquivo 4: Parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em seres humanos (se envolver seres humanos) ou parecer do CEUA (se envolver animais).

Os trabalhos submetidos só seguirão o fluxo editorial se todos os arquivos citados acima forem anexados, com exceção daqueles estudos que não requerem um parecer ético.

4.1. Idiomas
Serão aceitos artigos em português e inglês. No caso da língua inglesa o manuscrito deverá ser traduzido por um especialista ou empresa com certificação nesse tipo de serviço. A editoria da RBSM não faz correções da língua inglesa.

4.2. Tipos de trabalhos aceitos
A RBSM receberá trabalhos originais, não publicados anteriormente, nas seguintes categorias:
a) Artigos originais em suas diversas categorias (trabalhos experimentais, epidemiológico/demográfico, metanálise, estudo de caso, relato de caso etc.), em fluxo livre;
b) Artigos de revisão (sistemática, integrativa e narrativa), em fluxo livre;
c) Carta ao editor, em fluxo livre;
d) Artigos para edições temáticas, a convite do Comitê Editorial;
e) Artigos históricos ou de opinião, a convite do Comitê Editorial;

4.2.1. Artigo Original: deve conter Introdução (com objetivo em sua última parte), Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos (se houver), Fonte de Financiamento e Conflito de Interesses (se houver), Referências. O trabalho deverá ter no máximo 5.000 palavras (incluindo as referências), autores até seis, quadros, tabelas e figuras (ilustrações, fotos e gráficos) até cinco e conter até 30 referências. Caso se julgue oportuno, Resultados e Discussão podem aparecer conjuntamente em um mesmo título. Em tratando-se de Relato de Caso as seções Metodologia e Resultados devem ser substituídas por uma denominada Relato de Caso.
4.2.2. Artigo de Revisão: Revisões (integrativa, sistemática e narrativa) abordando tema de importância para a área. Deverá ter até 5.000 palavras (incluindo as referências), tabelas, e figuras (ilustrações, fotos e gráficos) até o número de cinco e no máximo 60 referências;
4.2.3. Carta ao editor: deve ser escrita em uma única seção, com no máximo 1.000 palavras, contendo resultados de uma pesquisa experimental ainda não aprofundados, autores até seis, sem quadros ou figuras, com até 5 referências;
4.2.4. Artigos para edições temáticas: a critério do Comitê Editorial, mas a princípio seguirão os mesmos padrões dos Artigos Originais;
4.2.5. Artigos históricos ou de opinião: a critério do Comitê Editorial.

4.3. Formatação geral
4.3.1. Formato: o trabalho deve ser apresentado em formato A4 (21 x 29,7 cm) em arquivo digital de formato WORD para Windows ou compatível (.doc ou .docx). A fonte utilizada deve ser a Times New Roman, tamanho 12 para o texto e 11 para legendas. As seções primárias e secundárias do trabalho devem ter seu título em tamanho 12 com a primeira letra maiúscula e negrito.
4.3.2. Margens: As folhas devem apresentar margens superior e inferior de 2,5 cm e direita e esquerda de 3,0 cm. Layout de cabeçalho e rodapé de 1,25 cm.
4.3.3. Espaçamento: Todo o texto deve ser digitado com espaço 1,5 e justificado. Exceções: citações diretas com mais de três linhas devem ser escritas com espaçamento simples e com letra tamanho 11; o conteúdo das tabelas, assim como as legendas das ilustrações e tabelas podem ser digitadas em espaço simples, justificado.
4.3.4. Paginação: Todas as folhas do trabalho devem ter a numeração começando a partir da primeira folha de parte textual (Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, tamanho 11.
4.3.5. Abreviaturas e Siglas: Quando aparece pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses.
4.3.6. Título: (e subtítulo se houver) deve conter no máximo 15 palavras; em negrito; 1ª letra em maiúscula; deve ser claro e objetivo, mostrando o principal resultado do trabalho. Devem vir centralizado na página.

Exemplo:
Cuidados paliativos nas enfermarias do Hospital Central do Exército: levantamento dos últimos cinco anos

4.3.7. Resumo e palavras-chaves: para aquelas categorias que possuem resumo, deve haver uma versão do Resumo em português e um Abstract em inglês com, no máximo, 300 palavras. Ambas as versões devem ter o mesmo conteúdo. O resumo expressará o assunto tratado e deve ser estruturado na sequência do artigo, contendo uma pequena amostra de cada parte do trabalho com exceção de agradecimentos e referências. Deve ser escrito em parágrafo único sem recuo na primeira linha.
Devem acompanhar resumo e abstract três a cinco palavras-chaves e keywords provenientes do DeCS ou outro serviço de descritores, separadas por ponto. Não extrair palavras-chave do título.

Exemplo:
Assistência paliativa. Tratamento Paliativo. Hospitais Militares. Hospitais do Exército. Cuidados de Conforto.


4.3.8. Tabelas e figuras (quadros, gráficos ou imagens): devem ser inseridos no corpo do texto com chamada no próprio texto antes da mesma. Os títulos das tabelas devem vir antes delas e os títulos das figuras devem vir após.
4.3.9. Citações: devem seguir a formatação da ABNT, no sistema autor-data.
4.3.10. Agradecimentos: são opcionais e, quando presentes, devem aparecer antes das referências bibliográficas.
4.3.11. Fonte de Financiamento e Conflito de Interesses: todos os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, por qualquer instituição que fomente pesquisa, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido. Se o fomento vier de parte interessada nos resultados da pesquisa este interesse deve ser declarado.
4.3.12. Referências: a listagem das referências bibliográficas segue a formatação da ABNT. Os endereços eletrônicos (URLs) para as referências devem ser informadas quando possível.

4.4. Nomas a serem consultadas:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

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