A IMPORTÂNCIA DO ALVO AÉREO PARA O ADESTRAMENTO DA ARTILHARIA ANTIAÉREA

  • Cap Rodrigo dos Santos Pezzi
Palavras-chave: Evolução tecnológica, Alvo aéreo, Artilharia Antiaérea

Resumo

A evolução tecnológica vem modificando consideravelmente a capacidade dos equipamentos de emprego militar, o que torna cada vez mais acirrada a batalha travada entre forças que tradicionalmente se contrapõem em uma guerra, tais como a ameaça aérea e Artilharia Antiaérea (AAAe). A fim de manter o seu poder combativo frente aos significativos avanços da ameaça aérea, a AAAe passou a operar equipamentos cada vez mais modernos e complexos, quando se fala em tecnologia. Consequentemente, a necessidade de aprimorar e testar o nível de adestramento dos seus recursos humanos tornou-se um fator crítico para o sucesso da missão. Nesse sentido, o adestramento inicia com boa base teórica, passando pela prática nos simuladores virtuais e culminando com o exercício de tiro real no terreno, que ocorre com o emprego de aeronaves remotamente pilotadas, sobrevoando a região do exercício, com o intuito de simular a aproximação da ameaça aérea. Tais meios de simulação do inimigo aéreo, conhecidos como alvos aéreos, por sua vez também necessitam evoluir suas capacidades, a fim de proporcionar uma experiência o mais realística possível aos operadores dos sistemas da AAAe. Ao tratar desse tema, serão abordados os principais alvos aéreos empregados pela EsACosAAe para adestramento dos principais materiais utilizados pela AAAe brasileira. Por fim o presente trabalho pretende realizar uma análise, a fim de concluir acerca da importância da simulação realística para o adestramento dos artilheiros antiaéreos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cap Rodrigo dos Santos Pezzi

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), ano de 2010. Pós-graduado (lato sensu) em Ciências Militares com ênfase na especialização em Artilharia Antiaérea pela Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), 2016.

Referências

BASE MILITAR Web Magazine. Disponível em:. Acesso em: 28 ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Comando de Operações Terrestres. Manual de Campanha EB70-MC-10.231 - Defesa Antiaérea. 1. ed. Brasília, 2017.

______. ______. ______. Departamento de Educação e Cultura do Exército. Portaria Nr 224, de 15 de dezembro de 2016. Aprova o Manual de Ensino Operação de Alvos Aéreos (EB60-ME-23.402) e dá outra providência. 1. ed. 2016.

ESACOSAAE. Tiro do Míssil RBS 70. Disponível em:. Acesso em: 1 ago. 2018.

FAB. Força Aérea Brasileira. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2018.

SAAB BOFORS DYNAMICS. Live Firing Manual RBS 70. RBS-70, Issue 1. Sweden, Saab: 2007.
Publicado
2020-02-20
Como Citar
Pezzi, C. R. dos S. (2020). A IMPORTÂNCIA DO ALVO AÉREO PARA O ADESTRAMENTO DA ARTILHARIA ANTIAÉREA. Informativo Antiaéreo: Publicação científica, 11(11), 41-47. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/IA/article/view/3471