A PADECEME é uma publicação semestral da Divisão de Doutrina da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), de natureza acadêmica, sem fins lucrativos, baseada na política de acesso livre à informação.

v. 17 n. 27 (2021): LÍDERES MILITARES E SUAS CONTRIBUIÇÕES

Considerando-se que as ações do Exército Brasileiro são consequência da atuação dos líderes existentes em nossas fileiras, em diversos níveis da hierarquia militar e em diferentes contextos sócio-históricos, constata-se que o conhecimento acerca dos líderes militares é de fundamental importância para o entendimento do próprio curso da história do Brasil. Os personagens militares apresentados nesta edição do PADECEME e sua participação efetiva na condução de fatos e na solução de crises ajudaram a moldar a trajetória histórica percorrida pelo Brasil rumo à grandiosidade que hoje o caracteriza.

O primeiro artigo, dedicado ao Marechal Estevão Leitão de Carvalho, aborda a decisiva atuação desse líder militar na redução das fricções do período republicano brasileiro e sua relevante participação na questão da política nacional do petróleo. No segundo artigo desta publicação, é descrita a ação do Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque na reforma do ensino de formação dos Oficiais do Exército Brasileiro, e sua atuação na escolha da localização da nova capital federal.

O protagonismo do General Pedro Aurélio de Góes Monteiro no cenário político nacional no século XX é descrito no terceiro artigo desta edição, que aborda os movimentos tenentistas, as Revoluções de 1930 e 1932 e o Estado Novo. O quarto artigo é dedicado à atuação do chefe militar e estadista Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, durante o movimento democrático de 1964, sua eleição como chefe do Poder Executivo, em um momento crítico para a nação brasileira, e suas ações em prol da estabilidade política, econômica e social do país.  Também acerca do Tenentismo, da Era Vargas e do Movimento Democrático de 64, desponta a relevante trajetória do General Juarez do Nascimento Fernandes Távora, descrita no quinto artigo, em seu apoio às medidas necessárias para a manutenção da legitimidade e de um sistema democrático.

Finalmente, o sexto artigo desta publicação é dedicado ao General Leônidas Pires Gonçalves, Ministro do Exército cuja decisiva atuação no processo de transição democrática, bem como, posteriormente, na implantação do Plano de Modernização da Força Terrestre (FT-90).

Publicado: 2021-11-26

Ver Todas as Edições