Proteção à saúde

edição temática

  • Otávio Augusto Brioschi Soares

Resumo

Prezados leitores,

Escrevo este editorial nos tempos da pandemia do COVID-19. Um evento surpreendente que afetou a vida de toda a sociedade brasileira e suas instituições e, como não podia deixar de ser, o Exército Brasileiro. Esta edição especial temática, que, a propósito, já estava programada antes do acontecimento da pandemia, traz vários trabalhos dentro do tema Proteção à Saúde, conceito largamente explorado por Forças Armadas pelo globo e que ganhou destaque em nosso Exército nos últimos anos.

A Proteção à Saúde compreende aquelas ações que visam garantir a saúde dos efetivos militares – e por fim sua operacionalidade – por meio da execução de medidas preventivas como a imunização do pessoal, a prevenção de doenças psiquiátricas, a proteção à água e aos alimentos, o controle de enfermidades infecciosas e zoonóticas, o gerenciamento de animais sinantrópicos e a gestão de resíduos. A Proteção à Saúde é obrigação de todos os militares e envolve trabalhos técnicos de todas as especialidades do campo da saúde, como a medicina, a enfermagem, a medicina veterinária, a farmácia, a odontologia, a nutrição, etc.

 A EsSEx: Revista Científica orgulha-se de trazer um fascículo especial com o tema e de poder contribuir com o conhecimento na área para que nossa Força esteja cada dia mais preparado para enfrentar as ameaças conhecidas e, se necessário, aquelas inusitadas como a pandemia que hoje enfrentamos!

 Saúde! Brasil!

 

Capitão Otávio Augusto Brioschi Soares

Grupo de Pesquisa em Saúde Militar

Escola de Saúde do Exército

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-06-17
Como Citar
Soares, O. A. B. (2020). Proteção à saúde: edição temática. EsSEX: Revista Científica, 3(4), 1-4. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RCEsSEx/article/view/5035