O ensino orientado por competências Demandas e desafios

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Marco Mendes Cavotti
Márcio da Silva Amorim

Resumo

A era do conhecimento trouxe grandes contribuições para humanidade. Com o passar do tempo, surgiu a era da
informação e também a globalização. As gerações mudaram, assim como a eras, trazendo nesse escopo a mudança dos interesses dos jovens. Consequentemente, há necessidade de novas abordagens no processo ensinoaprendizagem. Para atender essa demanda surgiu o conceito de competência, como um conjunto de capacidades humanas, dentre elas as habilidades, conhecimentos e atitudes, conduzindo a um alto desempenho do indivíduo. Esse tema foi escolhido devido a sua relevância para a educação atual e por representar uma grande
evolução no processo ensino aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi identificar demandas e desafios que
são apresentados a instituições de ensino e docentes que optem por implementar em seus currículos ou em suas
práticas uma abordagem pedagógica orientada para o desenvolvimento de competências com seus alunos. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. É importante que o professor conheça os conteúdos da aprendizagem, para saber em que área sua aula se enquadra (conceitual, atitudinal, procedimental ou factual),
para que possa trabalhá-la da melhor forma e escolher sua abordagem mais adequada. Outros conceitos
importantes no ensino da atualidade são da contextualização e interdisciplinaridade, que auxiliam o professor
na construção do conhecimento do seu aluno. Por último foram ressaltadas as diversas técnicas de ensino disponíveis na atualidade, que contribuem para que o professor consiga levar seus alunos a atingirem uma aprendizagem mais significativa. Como conclusão, verificou-se que o ensino por competência surgiu para aliar a
teoria e prática, tornando o aluno mais capaz de resolver problemas.

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Seção
Artigos