Percepção de militares do Exército Brasileiro perante o comportamento suicida

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Carolina Souza Neves da Costa
Camila Lisbôa de Azevedo
José Arcelino Ferreira Maia Júnior
Darlene de Araújo Silva Oliveira
Graziela Vidal Lima Austin
Larissa Xavier Oliveira
Diego Thomé Nascimento
Paulo Henrique Luz Mendes
Fabiana Falchetti
Hamilton Ayres Freire de Andrade

Resumo

O tema suicídio tem recebido grande atenção por parte das Forças Armadas, a exemplo da recente aprovação das Instruções Gerais para o Programa de Valorização da Vida no Âmbito do Comando do Exército (EB 10-IG-02.015) pela Portaria nº 893, de 25 de julho de 2016. No entanto, pouco se sabe, no EB, sobre as ocorrências de suicídio e a influência do meio militar nessa problemática. Compreender como os militares percebem o comportamento suicida, os estigmas e o conjunto de fatores que podem contribuir para o suicídio no contexto militar são informações cruciais para se implementar iniciativas de prevenção. O presente estudo buscou investigar as crenças, estigmas sociais, julgamentos e sentimentos perante o comportamento suicida entre militares de diferentes níveis hierárquicos. Para isso, realizou-se um estudo de caráter descritivo, transversal e de natureza exploratória por meio da abordagem qualitativa. Para coleta de dados aplicouse um questionário online estruturado utilizando o programa Lime Survey. Participaram da pesquisa 74 militares, sendo estes 30 sargentos/subtenentes, 15 oficiais subalternos, 10 oficiais intermediários e 19 oficiais superiores da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e Colégio Militar de Salvador (CMS). As respostas foram analisadas por meio de categorias, sendo estas extraídas conforme a demanda. A análise demonstrou que militares associam estigmas como fraqueza, falta de Deus e loucura ao suicídio. Apareceram como risco: finanças, drogas e relações afetivas, além de problemas laborais como o confinamento e distanciamento da família, falta de reconhecimento, estresse e pressão. Militares em cargos de comando demonstraram desejo em ajudar, simultaneamente a sentimento de culpa/responsabilidade por seus subordinados. Suportes social e institucional foram apontados como protetivos para o suicídio. Conclui-se necessária a inclusão
de projetos psicoeducativos, para orientar a identificação e ações preventivas diante do risco de comportamento suicida.

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Como Citar
Costa, C. S. N. da, Azevedo, C. L. de, Maia Júnior, J. A. F., Oliveira, D. de A. S., Austin, G. V. L., Oliveira, L. X., Nascimento, D. T., Mendes, P. H. L., Falchetti, F., & Andrade, H. A. F. de. (2016). Percepção de militares do Exército Brasileiro perante o comportamento suicida. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, (1), 109-149. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/1189
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carolina Souza Neves da Costa

1º Ten Aluna do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2016. Graduada em Fisioterapia pela UFSCAR. Mestre e Doutora em Fisioterapia em Neuropediatria pela UFSCAR – University of Hartford. 

Camila Lisbôa de Azevedo

1º Ten Aluna do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2016. Graduada em Psicologia pela UFRJ. 

José Arcelino Ferreira Maia Júnior

1º Ten Aluno do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2016. Graduado em Enfermagem pela União de Ensino Superior de Campina Grande. 

Darlene de Araújo Silva Oliveira

1º Ten Aluna do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2016. Graduada em Serviço Social. Mestre em Serviço Social pela UFPA. 

Graziela Vidal Lima Austin

1º Ten Aluna do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2016. Graduada em Enfermagem pela UERN. 

Larissa Xavier Oliveira

1º Ten Aluna do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2016. Graduada em Enfermagem pela UFSE. 

Diego Thomé Nascimento

1º Ten Aluno do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2016. Graduado em Fisioterapia pela Universidade Salgado de Oliveira. 

Paulo Henrique Luz Mendes

1º Ten Aluno do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2016. Graduado em Serviço Social pela UFSC. 

Fabiana Falchetti

1º Ten Aluna do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2016. Graduada em Terapia Ocupacional pela USP. 

Hamilton Ayres Freire de Andrade

Capitão do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2004. Graduado em Psicologia. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Instrutor de Psicologia do CF/QCO e Chefe da Seção Psicopedagógica da EsFCEx 

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