O emprego do cavalo nas forças armadas, alimentação e cuidados

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jerusa Palauro Spasiani
Bruna Machado Amaral Rosa

Resumo

A partir do momento em que a cavalaria se modernizou e passou a fazer uso de carros de combate, o emprego do cavalo tornou-se mais direcionado ao ensino militar, visando à formação do combatente, o desenvolvimento do cidadão, o cerimonial militar previsto nos regulamentos do exército, às missões de garantia da lei e da ordem e à preservação das tradições da cavalaria. No presente trabalho, as mais diversas formas de emprego do cavalo nas Forças Armadas, ao longo da história, foram decritas através de revisão bibliográfica.
Também foram destacados os cuidados necessários para manter a sanidade da tropa hipomóvel. A observação dos dados referentes às baixas das três unidades de cavalaria de guarda existentes no Brasil procurou verificar quais são os tipos de afecções que ocorrem com maior frequência no cavalo militar, por grupo nosológico. Foi observado que as principais causas de atendimentos veterinários nos Regimentos de Cavalaria de Guarda (RCG) são decorrentes de lesões e traumas na pele e no aparelho locomotor, cólicas e necrose de ranilha. Ainda, a alimentação e o manejo adequado são fundamentais para que o cavalo continue sendo utilizado e apresente resultados satisfatórios, com o mínimo de gastos possível. Nos RCG, as dietas devem ser corrigidas a fim de incrementar a oferta calórica e de proteínas, balanceando o consumo; além de manter ativa a profilaxia recomendada em relação às doenças infecto- ontagiosas. Assim, considerando todos os dados e histórico, apesar dos problemas e dificuldades, é possível concluir que o cavalo foi, é e continuará sendo utilizado no Exército Brasileiro devido à sua versatilidade e utilidade nas diversas missões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Spasiani, J. P., & Rosa, B. M. A. (2019). O emprego do cavalo nas forças armadas, alimentação e cuidados. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 099-130. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2616
Seção
Artigos