O empreendedorismo no Exército Brasileiro

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Paloma Castelliano de Vasconcelos

Resumo

O ambiente atual é marcado por uma evolução constante nos negócios,
serviços e processos, exigindo grande capacidade de adequação por parte das
empresas. Dentro desse contexto, o empreendedorismo vem se tornando uma
solução viável, pois se trata de um desenho organizacional emergente,
capacitado a atuar em ambientes de elevada competição e dinamicidade. Apesar
da abundância de conceitos atribuídos ao termo empreendedorismo, todos eles
mantêm estreita relação com inovação. Porém, para que o empreendedorismo
se desenvolva dentro das organizações é necessário um ambiente propício e
aberto aos seus preceitos. O Exército Brasileiro, por apresentar uma cultura
organizacional autocrática e rígida, dificulta o desenvolvimento do espírito
empreendedor dentro da Instituição. Torna-se então relevante avaliar se as suas
características institucionais se assinalam como barreiras às atitudes
empreendedoras, e se são elas intransponíveis ou não. Para isso, realizou-se
uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando também a observação direta,
através da experiência na instituição e a convivência com militares para abordar
as características do Exército Brasileiro. A análise de dados indicou que existem
barreiras criadas pelas próprias características da Instituição, e que, se por um
lado, algumas podem ser adequadas para propiciar o desenvolvimento do espírito
empreendedor, outras, no entanto, não podem ser modificadas devido a atividade
fim do Exército Brasileiro.

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Como Citar
de Vasconcelos, P. C. (2019). O empreendedorismo no Exército Brasileiro. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 2(2), 4-23. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2659
Seção
Artigos

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