Os percursos do ensino da língua Inglesa no Brasil

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Renata Rovaris Diório

Resumo

Nesse artigo analisamos como o ensino de inglês foi normatizado no
Brasil, através das políticas públicas adotadas desde 1900 até os tempos atuais,
enfocando os últimos 40 anos, para compreender a importância da presença dessa
disciplina dentro dos currículos escolares, hoje. Trata-se, portanto, de uma revisão
bibliográfica, estudando esse tema. Nesse sentido, faz-se necessário retroceder
na história da educação brasileira para entender o porquê de, em alguns momentos
da educação escolarizada, essa disciplina ter recebido um caráter optativo; em
outros, o caráter obrigatório; em determinadas situações, ter sido excluída dos
currículos; e, nos últimos anos, ser vista como disciplina que deveria ter valor
fundamental dentro da escola. Esperamos que essa retrospectiva histórica, visando
ao ensino do inglês no Brasil, possa colaborar com algumas reflexões sobre o
mesmo, bem como sobre a própria prática do professor de inglês em sala de aula.
Estimamos, também, que essa revisão bibliográfica possa contribuir na construção
de alguns “pontos de chegada” sobre o ensino de inglês através das políticas
públicas adotadas desde 1900 até os tempos atuais, nos últimos 40 anos,
proporcionando a compreensão da importância da presença dessa disciplina, dentro
dos currículos escolares da atualidade.

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Como Citar
Diório, R. R. (2019). Os percursos do ensino da língua Inglesa no Brasil. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 59-73. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2752
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renata Rovaris Diório

Nesse artigo analisamos como o ensino de inglês foi normatizado no
Brasil, através das políticas públicas adotadas desde 1900 até os tempos atuais,
enfocando os últimos 40 anos, para compreender a importância da presença dessa
disciplina dentro dos currículos escolares, hoje. Trata-se, portanto, de uma revisão
bibliográfica, estudando esse tema. Nesse sentido, faz-se necessário retroceder
na história da educação brasileira para entender o porquê de, em alguns momentos
da educação escolarizada, essa disciplina ter recebido um caráter optativo; em
outros, o caráter obrigatório; em determinadas situações, ter sido excluída dos
currículos; e, nos últimos anos, ser vista como disciplina que deveria ter valor
fundamental dentro da escola. Esperamos que essa retrospectiva histórica, visando
ao ensino do inglês no Brasil, possa colaborar com algumas reflexões sobre o
mesmo, bem como sobre a própria prática do professor de inglês em sala de aula.
Estimamos, também, que essa revisão bibliográfica possa contribuir na construção
de alguns “pontos de chegada” sobre o ensino de inglês através das políticas
públicas adotadas desde 1900 até os tempos atuais, nos últimos 40 anos,
proporcionando a compreensão da importância da presença dessa disciplina, dentro
dos currículos escolares da atualidade.