Educação ambiental no Exército Brasileiro: O desafio de uma proposta unificada para os diversos segmentos

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Ronaldo Gonçalves deAndrade Costa

Resumo

A educação ambiental - EA, por estar submetida à obrigatoriedade de
ensino no Brasil, tem sido institucionalizada paulatinamente no Exército Brasileiro,
seja na modalidade de ensino formal das escolas militares, ou não-formal, para os
efetivos de jovens que prestam serviço militar inicial. Uma análise mais criteriosa
revela uma multiplicidade de públicos com diferentes visões, necessidades e
perspectivas de educação ambiental, o que indica um desafio a ser enfrentado pela
política institucional do Exército, frente a esta questão. Nesse contexto, o presente
trabalho busca traçar um panorama sobre as diferentes abordagens em educação
ambiental, os diferentes públicos existentes no Exército, a evolução histórica da
institucionalização da educação ambiental na ForçaTerrestre, a partir de instrumentos
legais e normativos ligados à introdução da EA no sistema de ensino militar; e, por
fim, se analisa por fim o atual panorama da educação ambiental já implantada no
Exército, sobretudo nos seus preceitos epistemológicos, limitações e possibilidades
de evolução. Através de algumas contextualizações das práticas com as teorias
atuais, busca-se provocar algumas reflexões julgadas necessárias para o avanço
da temática no seio da Força Terrestre.

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Como Citar
Costa, R. G. deAndrade. (2019). Educação ambiental no Exército Brasileiro: O desafio de uma proposta unificada para os diversos segmentos. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 74-88. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2753
Seção
Artigos