Fatores causadores de estresse e sua possível atuação nos alunos do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar

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Luciana Ellwanger

Resumo

O estresse é uma síndrome multifatorial ligada a aspectos físicos, psicológicos,
sociais e comportamentais. Está intimamente relacionado à percepção
do sujeito ao estímulo estressante, e, por isso, as vertentes emocionais vinculadas a
esta síndrome são muito relevantes. O ambiente de trabalho, por ter sofrido
mudanças em sua estrutura funcional, levou a uma alteração no equilíbrio entre a
atividade física e mental, gerando estresse. Neste ambiente encontram-se estímulos
estressores como a incerteza quanto à permanência no mercado de trabalho,
aumento do trabalho administrativo, condições ergonômicas inadequadas, dentre
outros. O ambiente militar, por caracterizar um ambiente de trabalho específico,
apresenta agentes estressores característicos, dos quais este trabalho selecionou
mobilidade geográfica constante, separação da família, risco de lesão durante
o trabalho e jornada de trabalho longa e imprevisível. Os oficiais-alunos do Curso
de Formação de Oficiais do Quadro Complementar entram em contato com estes
estressores e contam, como estratégias de enfrentamento, com técnicas emocionais,
físicas e estruturais. Fisicamente, sugerem-se técnicas de relaxamento como
o sono, fazer pilates ou yoga e, emocionalmente, com a convivência com os
colegas e com a troca de experiência entre si, o que proporciona, empiricamente,
a queda no nível de ansiedade. Porém há outras técnicas como a prática de esportes,
dança ou estudo de idiomas. Estruturalmente, no entanto, a modificação do
ambiente de trabalho não se constitui uma possibilidade pela estrutura sólida e
conservadora do Exército Brasileiro.

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Como Citar
Ellwanger, L. (2019). Fatores causadores de estresse e sua possível atuação nos alunos do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 137-150. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2796
Seção
Artigos