Comparativo do Sistema de Cadastro de Alunos do Exército desenvolvido na EsAEx à luz do nível 2 de maturidade do CMMI-SW

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luciano César de Lemos Costa
Claudio Marcos Alves de Carvalho
Hamilton Alexandre Trindade Vivas

Resumo

Este artigo descreve como a Metodologia de Desenvolvimento de Software —
Integrado Capabitity Maturity Model Integration (CMMI) traz ao processo de construção de
softwares ganhos de eficiência e eficácia em todo o ciclo de vida. O estudo foi baseado no
Sistema de Cadastro de Alunos do Exército (SiCAEx), um projeto já concluído, onde os
resultados são conhecidos. Baseado no modelo de representação staged representation
que prevê várias melhorias, iniciando por meio de um gerenciamento prático e progredindo
em níveis sucessíveis de maturidade, onde cada nível serve como base para o
subseqüente, objetivou-se analisar o sistema atual pelo menor nível de maturidade,
realizando uma comparação entre esse projeto e o nível 2 do CMMI. O nível 2 do CMMI,
permite que sejam estabelecidos processos básicos de gerenciamento de projetos para o
acompanhamento de custos, cronogramas e funcionalidade, permitindo que projetos de
sucesso possam ser utilizados como referência no gerenciamento de aplicações similares.
A comparação entre os resultados obtidos no SiCAEx e a aplicação da metodologia
permitiram simular novas situações, onde as falhas no sistema atual foram identificadas e
foram propostas as soluções necessários para que o projeto se enquadrasse na
metodologia CMMI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Costa, L. C. de L., de Carvalho, C. M. A., & Vivas, H. A. T. (2019). Comparativo do Sistema de Cadastro de Alunos do Exército desenvolvido na EsAEx à luz do nível 2 de maturidade do CMMI-SW. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 17-27. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/3134
Seção
Artigos