A Guerra Cibernética Russo-Ucraniana os ataques russos às Infraestruturas Críticas ucranianas e possíveis lições para o Exército Brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rachel Camilly Soares de Souza
Thays Felipe David de Oliveira
Murilo Gustavo De Paula

Resumo

Quais lições sobre defesa cibernética no que tange aos ataques às infraestruturas críticas podem ser retiradas do conflito entre Rússia e Ucrânia para o Exército Brasileiro? Com a evolução do uso do ciberespaço, houve um aumento significativo de ataques que visam afetar as infraestruturas críticas de um Estado. O objetivo deste trabalho é analisar quais lições que o Exército Brasileiro pode obter a partir dos ataques russos às infraestruturas críticas ucranianas. Desse modo, através da metodologia exploratória, o texto concentra-se em entender quais foram os antecedentes do conflito, quais ações estão sendo usadas pela Rússia para afetar a Ucrânia e como as ações dentro do teatro de operações podem ser relacionadas com a estratégia nacional de segurança cibernética do Brasil. Portanto, este texto aponta as mudanças na estratégia russa ligadas ao uso e à adaptação dos ataques cibernéticos às infraestruturas críticas, abordando, possíveis lições que o Exército Brasileiro pode absorver.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOARES DE SOUZA, R. C.; OLIVEIRA, T. F. D. DE; DE PAULA, M. G. A Guerra Cibernética Russo-Ucraniana: os ataques russos às Infraestruturas Críticas ucranianas e possíveis lições para o Exército Brasileiro. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 18, n. 61, p. 143-158, 16 fev. 2024.
Seção
Artigos Científicos