A indústria de defesa brasileira na era da guerra irregular as principais contribuições e seus desafios tecnológicos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maisa Fonsêca
Danielle de Jesus Silva Vasconcellos

Resumo

O objetivo deste artigo foi compreender quais as principais contribuições e os desafios tecnológicos da Guerra Irregular no Brasil. Levando em consideração que esse tipo de beligerância apresenta aos Estados o renascimento de uma maneira de lutar a guerra, se faz necessário entender quais são as implicações das guerras assimétricas em um Estado. Como as Guerras Irregulares fazem uso da tecnologia de maneira efetiva em seus combates, é importante debater os impactos e desafios desta para a Base Industrial de Defesa para a Indústria de Defesa brasileira. Assim, por meio de uma pesquisa documental e análise qualitativa, a fim de conceituar, descrever e entender a Guerra Irregular, Base Industrial de Defesa brasileira e sua relação com o Estado. Após compreender os desafios para o Estado ao lutar uma Guerra Assimétrica, pode-se concluir que o Brasil necessita inicialmente reconhecer a presença dessa ameaça em seu território, além de investir em tecnologias efetivas no combate a este tipo de conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FONSÊCA, M.; VASCONCELLOS, D. DE J. S. A indústria de defesa brasileira na era da guerra irregular: as principais contribuições e seus desafios tecnológicos. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 15, n. 54, p. 353-369, 21 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Danielle de Jesus Silva Vasconcellos, Universidade Federal da Bahia. Unidade de Estudos Setoriais. Salvador, BA, Brasil.

Doutoranda em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora da UNES/UFBA.