Ensino de ciências utilizando metodologias ativas

  • Lucimara Lais Zachow

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimara Lais Zachow

3º Sgt (EBST/2017). Responsável pelos laboratórios de Química, Física e Biologia do CMSM (2016-2023). Integrou a Seção de Supervisão Escolar do CMSM, como auxiliar de supervisão escolar (2017-2023).

Referências

AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
COSTA, L. D.; MELLO, F. J.; ROEHRS, M. M. Feira de Ciências: aproximando estudantes da educação básica da pesquisa de iniciação científica. Ensino em Revista, v. 26, n. 2, p. 504-523, 2019.
COSTA, W. L. da; ZOMPERO, A. de F. A iniciação científica no Brasil e sua propagação no ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 14-25, 2017.
DEMO; P. Educação científica. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, 2014.
OLIVEIRA, E.C.L.; GONZAGA, G.B. Práticas inovadoras: caminhos para a iniciação científica na educação básica. Revista de Educação, ano 42, n. 160, p. 110-125, 2019.
OVIGLI, D. F. B. Iniciação científica na educação básica: uma atividade mais do que necessária. Revista Brasileira de Iniciação Científica, vol. 1, n. 1, 2014.
SANTOS, A. G., FRAGOSO, H. C., e NETO, A. R. P. Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química. Brazilian Applied Science Review, v. 3, n. 1, p. 529-538, 2019.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, vol. 25, Supl. 1, p. 14-24, 2002.
SIQUEIRA, A. M. de O., FEIJÓ, A. L. M. F., PRATES, L. H. F., e PEREIRA, G. M. da C. Estilos de Aprendizagem e Estratégias de Ensino em Engenharia Química. In XI LACCEI Latin American and Caribbean Conference for Engineering and Technology, p. 1-9, 2013.
VERASZTO, E. V.; MOLENA, J. C.; CORCETTI, N. T.; SILVA, E. R. da; CAMARGO, J. T. F. de. Um estudo do processo de inclusão de alunos com deficiência visual em aulas regulares de ciências da natureza. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, 2018.
Publicado
2024-03-06
Como Citar
Lais Zachow, L. (2024). Ensino de ciências utilizando metodologias ativas. Revista Mario Travassos, 1(1), 25-27. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RMT/article/view/12467