Turma Pioneira, turma Maria Quitéria

Contenido principal del artículo

Equipe Verde-oliva

Resumen

Em abril de 1992, quando chegamos à antiga Escola de Administração do Exército (EsAEx), hoje Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), em Salvador (BA), éramos 52 mulheres, cheias de sonhos e apreensões. Após o histórico grupo de enfermeiras, que partiu para a Itália com a Força Expedicionária Brasileira, em 1944, era a primeira vez que o Exército abria as portas para o segmento feminino. Formávamos um grupo bem heterogêneo, oriundo de todas as regiões
do País, variando entre 22 e 36 anos de idade, limite máximo para a inscrição no concurso. Cada uma com sua história de vida: solteiras, casadas, mães de filhos pequenos, mães de adolescentes, mães solteiras ou arrimos de família. Lá éramos todas iguais, sufocando a saudade da família, do lar e do conforto, em busca de um ideal, de um futuro promissor, de uma carreira, no verdadeiro sentido da palavra.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Detalles del artículo

Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Equipe Verde-oliva

A Revista Verde-Oliva é um produto de mídia impressa do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx). Caracteriza-se como uma revista cultural e informativa, que mantém, pela publicação de notícias e artigos, o público em geral informado sobre a atuação do Exército Brasileiro (EB) e de suas organizações militares (OM) nas várias atividades inerentes à Instituição, particularmente nas áreas social, comemorativa, assistência social, esportiva e organizacional.