O Estudo das Ciências Militares e a Sua Relação com as Disciplinas na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)

Palavras-chave: Ciências Militares, Divisão de Ensino, Corpo de Cadetes

Resumo

O presente trabalho buscou analisar as áreas de conhecimento das Ciências Militares e as disciplinas cursadas na Academia Militar das Agulhas Negras. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental em legislações, pareceres, regulamentos, Plano de Ensino e outros documentos curriculares da AMAN e do Exército, buscou-se apresentar a aplicabilidade do termo Ciências Militares e sua relação com as disciplinas cursadas para a graduação, tanto do Ensino Acadêmico (Divisão de Ensino) quanto do ensino Técnico-Profissional (Corpo e Cadetes). O objetivo deste artigo foi identificar as áreas de conhecimento das Ciências Militares que são estudadas no ensino da Academia. Como resultado verificou-se que a maioria das áreas de conhecimento definidas pela Portaria nº 734-DECEx, de 19 de agosto de 2010, são trabalhadas nas disciplinas acadêmicas e técnico-profissionais da AMAN. Apesar da escolha das disciplinas estarem relacionadas ao mapa funcional, existe uma forte correlação entre áreas de conhecimento das Ciências Militares e o ensino proposto pela Divisão de Ensino e Corpo de Cadetes. Devido as Ciências Militares abrangerem áreas diversas de conhecimento, a formação do Oficial de carreira da Linha de ensino militar bélica mostra-se ampla e necessária para a preparação do oficial para as missões que desempenhará depois de formado e alinhada com perfil do militar do século XXI desejado pelo Estado-Maior do Exército.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sr Stenio Augusto de Oliveira, Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2020), e pós-graduado em: Gestão Estratégica de Recursos humanos - UFRRJ (2004); Docência do Ensino Superior - UCB (2005); MBA Excelência Gerencial com Ênfase em Gestão Pública- FAAP (2005); MBA Estudos Estratégicos e Relações Internacionais - UFF (2019). Possui graduação em Bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN (2000);  Formação de Oficial de Intendência - AMAN (2000); Licenciatura e Bacharelado em Educação física pela EsEFEx – (2005); Licenciatura em História pela Universidade Claretiano (2020); Bacharelado em Administração - UFRRJ (2021). Atuou como professor e instrutor na AMAN. Atualmente é Chefe da Seção de Coordenação Pedagógica da AMAN.

Referências

BRASIL. Portaria nº 517, de 26 de setembro de 2000. Define Ciências Militares, fixa sua abrangência e estabelece a finalidade do seu estudo. Disponível em: http://www.esao.eb.mil.br/images/Arquivos/spg/legislacao/downloads/PORT_517_CMT_EB.pdf. Acesso em: 21 FEV 2022.

BRASIL. Portaria nº 734, de 19 agosto de 2010. Conceitua Ciências Militares, estabelece a sua finalidade e delimita o escopo de seu estudo. Disponível em: http://www.decex.eb.mil.br/port_/leg_ensino/2_educacao_eb-decex/29_port_734_CmtEB_19Ago2010_ConcCienciasMil.pdf. Acesso em: 21 FEV 2022.

BRASIL. Ministério da Defesa Nacional:Estratégia Nacional de Defesa. Brasília: Ministério da Defesa Nacional, 2008.

MEC (2002). Conselho Nacional da Educação. Normas Relativas à admissão de estudos e inclusão das Ciências Militares. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2001/pces1295_01.pdf. Acesso em 21 FEV 2022.

Publicado
2023-10-23
Como Citar
de Oliveira, S. A. (2023). O Estudo das Ciências Militares e a Sua Relação com as Disciplinas na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Revista Agulhas Negras, 7(10), 101-112. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/11071
Seção
Artigos Científicos