Parceria AMAN-UNITAU

uma revisão integrativa das dissertações do Curso de Mestrado Profissional em Educação da UNITAU, no contexto do Programa de Capacitação do Corpo Permanente da AMAN

Palavras-chave: Formação continuada, Desenvolvimento profissional docente, Revisão integrativa, IRaMuTeQ, Ensino Superior Militar

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa das dissertações de mestrado dos oficiais-alunos do Curso de Mestrado Profissional em Educação da UNITAU, participantes do programa de Capacitação do Corpo Permanente da AMAN. A metodologia de pesquisa apoiou-se nos fundamentos teórico-metodológicos da Revisão Integrativa, com suporte do software IRaMuTeq, que serviu de ferramenta de apoio na sistematização e análise dos conteúdos e dados por meio de representações Estatísticas Textuais, Análise de Especificidades, Análise Fatorial de Correspondência, Método da Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Esta abordagem metodológica possibilitou oferecer um panorama sobre o que está sendo produzido no âmbito da parceria AMAN-UNITAU, identificando os principais temas, referenciais teóricos e metodológicos aplicados, bem como, os resultados obtidos pelos pesquisadores, oferecendo novos caminhos e olhares para o aprofundamento e a complementação de futuras pesquisas no Ensino Superior Militar, na AMAN e na UNITAU.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Anderson Magno de. Desenvolvimento profissional docente: perspectivas de professores da Academia Militar das Agulhas Negras. 2018. 153f. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Taubaté, Taubaté/SP. 2018. Disponível em: https://mpe.unitau.br/banco-de-dissertacoes/ Acesso em: 23 JUN 2022.

AMBROSETTI, N. B.; CALIL, A. M. G. C. Contribuições do Mestrado Profissional em Educação para a formação docente. Reflexão e Ação, v. 24, n. 3, p. 85-104, 7 dez. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/7526 . Acesso em: 23 JUL. 2022.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A jovem pesquisa educacional brasileira. Revista Diálogo Educacional., v. 6, n. 19, p. 11-24, 2006. Tradução. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001578768 Acesso em: 28 JUL 2022.

BARROS JUNIOR, A. J. Multiletramentos dos Cadetes da AMAN: como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglês. 2020. 164 f.: il. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Taubaté, Taubaté/SP. 2020 Disponível em: https://mpe.unitau.br/banco-de-dissertacoes/ Acesso em: 23 JUN 2022.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. DOI: 10.21171/ges.v5i11.1220. Disponível em: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220. Acesso em: 15 JUN 2022.

BRASIL. Portaria nº 1253-Cmt Ex, de 05 de dezembro de 2013. Aprova a Concepção de Transformação do Exército e dá outras providências. Brasília, DF, 2013.

BRASIL. Portaria Normativa/MEC nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. ISSN 1677-7042. Disponível em: https://www.in.gov.br/autenticidade.html pelo código 00012009122900020. Acesso em: 15 JUN 2022.

BRASIL. UNITAU. 2012. Regulamento do programa de pós-graduação em educação. Disponível em: https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2018/03/Regulamento_MPE.pdf Acesso em: 06 JUL 2022.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21, 513-518. 2013a. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 JUN 2023. http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-16.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013b. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em 5 JUN 2022.

CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino de. Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência. São Paulo: Laborciencia editora, 2018. 2a ed. 338 p.

CARVALHO, Rodrigo Camões Diógenes de. O papel do coordenador pedagógico em uma instituição de ensino superior militar. 2022. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Taubaté. 2022. Disponível em: https://mpe.unitau.br/banco-de-dissertacoes/ Acesso em: 23 JUN 2022.

DUARTE, André Frangulis Costa. O conhecimento profissional dos docentes de espanhol da Academia Militar das Agulhas Negras. 2018. 194 f. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Taubaté, Taubaté/SP. 2018. Disponível em: https://mpe.unitau.br/banco-de-dissertacoes/ Acesso em: 23 JUN 2022.

FREIRE JÚNIOR, João. Formação continuada: desafios e perspectivas de professores em uma instituição de ensino militar. 2020. 141 f. Dissertação de mestrado em Educação, Universidade de Taubaté, Taubaté/SP. 2020. Disponível em: https://mpe.unitau.br/banco-de-dissertacoes/ Acesso em: 23 JUN 2022.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. rev. ampl. São Paulo : Atlas, 1991. 270p.

LECKAR, Angel. A Prática Educativa de Docentes Acerca dos Conteúdos Atitudinais na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). 2019. 182 f. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Taubaté, Taubaté/SP. 2019. Disponível em: https://mpe.unitau.br/banco-de-dissertacoes/ Acesso em: 23 JUN 2022.

LOPES, Edson Gonçalves; MATOS, Sérgio; DE ALMEIDA, Anderson Magno. PROGRAMA CONHECIMENTO NA AMAN. Revista Agulhas Negras, v. 4, n. 4, p. 32-55, 2020. Disponível em: http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7794 . Acesso 05 JUN 2022.

OLIVEIRA, Stenio Augusto. Inovações Pedagógicas em Instituições Militares relacionadas ao desenvolvimento dos conceitos da Educação 4.0 2020. 174 f. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Taubaté, Taubaté/SP. 2020. Disponível em: https://mpe.unitau.br/banco-de-dissertacoes/ Acesso em: 23 JUN 2022.

POMPEO, Daniele Alcalá; ROSSI, Lídia Aparecida; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: etapa inicial do processo de validação de diagnóstico de enfermagem. Acta paulista de enfermagem, v. 22, p. 434-438, 2009. ISSN 1982-0194. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0103-21002009000400014. Acesso 15 JUN 2022.

RAMOS VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, vol. 14, núm. 41, enero-abril, 2014, pp. 165-189 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100009. DOI: 10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08 . Acesso em: 20 JUN 2022.

ROTHER, Edna Therezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista De Enfermagem, 20(2), v–vi. 2007. https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001 . Acesso em 15 JUN 2022.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação/ 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005. 138p. Disponível em: https://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf Acesso em: 27 JUL 22.

SALVADOR, P. T. C. de O. et al. Uso do software iramuteq nas pesquisas brasileiras da área da saúde: uma scoping review. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, [S. l.], v. 31, 2018. Disponível em: https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/8645. Acesso em: 11 JUN 2022.

SALVIATI, Maria Elisabeth. Manual do Aplicativo Iramuteq Planaltina. DF: Embrapa Cerrados, 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati. Acesso em 05 SET 2022.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Integrative review: what is it? How to do it?. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134. ISSN 2317-6385. https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134 .Acesso em 07 JUL 2022.

Publicado
2023-12-12
Como Citar
MOURA, A. L. D., BUSSOLOTTI, J. M., CUNHA, V. M. P. da, & CARVALHO NETO, C. Z. de. (2023). Parceria AMAN-UNITAU: uma revisão integrativa das dissertações do Curso de Mestrado Profissional em Educação da UNITAU, no contexto do Programa de Capacitação do Corpo Permanente da AMAN. Revista Agulhas Negras, 7(10), 147-171. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/11583
Seção
Artigos Científicos