O PROFESSORADO DE UMA ESCOLA MILITAR E A PERSPECTIVA ACERCA DE SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Palavras-chave: ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, ENSINO SUPERIOR MILITAR, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, CONTEXTO INSTITUCIONAL

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar e compreender, a partir da perspectiva de
professores da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), os elementos que constituíram o
processo de desenvolvimento profissional docente. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa,
mesmo utilizando dados de natureza quantitativa também, cuja coleta ocorreu por meio de um
survey realizado com professores da Divisão de Ensino. Por intermédio da análise documental e
de conteúdo, os resultados revelaram que os professores consideravam a instituição um espaço
favorável ao desenvolvimento profissional dos docentes e que as variadas possibilidades
formativas oportunizavam melhores condições de atuação profissional e de compreensão do
singular contexto e da cultura institucional.

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Biografia do Autor

Sr Anderson Magno de Almeida, Universidade de Taubaté (UNITAU); Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté UNITAU-SP (2018). Especialista em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco (2010). Especialista em Bases Geo-Históricas para formulação Estratégica pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (2011). Especialista em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (2006). Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1997) com equivalência à Administração Pública - Resolução Normativa nº 548, de 31 de outubro de 2018 do Conselho Federal de Administração, publicado no Diário Oficial da União nº 212 de 5 de novembro de 2018. Professor de Iniciação à Pesquisa Científica na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) no período de 2012 à 2016 e 2019.

Profa Dra Neusa Banhara Ambrosetti, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1967); Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996); Pós Doutorado no Programa de Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora aposentada na Universidade de Taubaté, onde lecionou a disciplina "Psicologia da Educação", no Departamento de Pedagogia. Atualmente é membro permanente do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, onde leciona a disciplina "Profissão docente e desenvolvimento profissional". Coordenou programas de apoio à formação docente no âmbito da Universidade de Taubaté, entre eles o Programa Institucional Institucional de bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2011-2015), o Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA (2011-2014), o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE (2012-2014). Coordenou inúmeros programas de formação continuada de professores, desenvolvidos em parceria com sistemas públicos de ensino da região. Realiza pesquisas na área de formação de professores e integra, desde 2004, o Núcleo de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Profissional dos Professores do Programa de Educação - Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É integrante da Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente - REDEP. Atuou por vinte e sete anos na rede pública estadual de São Paulo, onde exerceu as funções de professora, coordenadora pedagógica e supervisora de ensino.

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em: 17 jun. 2020.
Publicado
2021-01-29
Como Citar
ALMEIDA, A. M. de, & AMBROSETTI, N. B. (2021). O PROFESSORADO DE UMA ESCOLA MILITAR E A PERSPECTIVA ACERCA DE SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Revista Agulhas Negras, 4(4), 56-72. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7795
Seção
Artigos Científicos

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