Bases Metodológicas para a Construção do Conhecimento Científico

algumas considerações

Palavras-chave: Pesquisa Científica, Investigação, Classificação de Pesquisas

Resumo

Editorial

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Biografia do Autor

Prof. Dr. João FREIRE Junior, AMAN - ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS

Possui bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN (1997). Graduação em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015) e Graduação em Teologia Bíblica pela Faculdade Teológica de São Paulo (2006). Possui Especialização em: Gestão (EsIE), Gestão Estratégica de Recursos Humanos (UCB), Políticas Públicas (UNITRI), Política e Estratégia (ADESG), Teologia (UPAC), Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (UFF), Bases Geo-Históricas para Formulação Estratégica (ECEME) e Ciências Militares (ESAO-EB). Mestrado e Doutorado em Administração (UNIDA). Mestrado em Educação (UNITAU). É chefe da Seção de Pesquisa Acadêmica da AMAN. Editor-Chefe dos periódicos Revista agulhas Negras e Anuário. É professor de Metodologia da Pesquisa Científica (AMAN), Logística, Gestão de Processos e Gestão de Projetos. Atua, ainda, como Coordenador de Pesquisa Docente na Academia Militar das Agulhas Negras. Na Teologia, é professor nas matérias Teologia Paulina, Pentateuco, Profetas, Homilética, Administração Eclesiástica, História do Cristianismo e Ética Cristã. Ainda, é Coordenador dos Grupos de Pesquisa na AMAN. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância (NEPISPEAD - UNITAU).

Prof. Me. Arlindo José de BARROS junior, AMAN - ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS

É Oficial do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro e atua como professor na Academia Militar das Agulhas Negras, instituição de nível superior do Exército Brasileiro, e Editor-adjunto da Revista Agulhas Negras (RAN) e Revista Anuário. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (2020), possui pós-graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2018); em Ciência Militares com Ênfase em Ensino da Língua Inglesa pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (2017); em Aplicações Complementares às Ciências Militares pela Escola de Administração do Exército (2009) e; graduação em letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (2004). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância, da Universidade de Taubaté (NEPISPEAD).

Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Possui graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (pós-doc Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL), faz parte da diretoria da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta. Professora assistente III da Universidade de Taubaté, professora coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, professora e conselheira - CONDEP do Departamento de Gestão e Negócios - Gen, integrante da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNITAU, conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNITAU, professora coordenadora do curso de geografia EAD da Universidade de Taubaté e coordenadora do Programa da Pró-Reitoria de Extensão - PROGRAMA TRILHA DE APRENDIZAGEM: Protagonismo, Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência na área de educação, geografia, turismo e meio ambiente, com ênfase em: Educação Ambiental, Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitalidade – ecoturismo, arte educação, formação docente, diversidade cultural e inclusão, empreendedorismo e inovação, tecnologia da informação e comunicação e processos de ensino e aprendizagem. Linhas de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Arte-Educação; Planejamento da paisagem; Uso público em Unidades de Conservação.

Referências

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Publicado
2021-08-31
Como Citar
FREIRE JUNIOR, J., BARROS JUNIOR, A. J., & BUSSOLOTTI, J. M. (2021). Bases Metodológicas para a Construção do Conhecimento Científico: algumas considerações . Revista Agulhas Negras, 5(5), vi - xi. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/8180

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