Modelo Canvas para Planos de Pesquisa por Amostragem

Palavras-chave: Plano de Amostragem, Canvas, Monografia

Resumo

A elaboração de projetos de pesquisa para trabalhos monográficos requer, dentre outros quesitos, a apresentação dos procedimentos metodológicos a serem empregados na execução do projeto. Limitações de custo, tempo e a possibilidade de emprego de técnicas estatísticas inferenciais justificam o uso de planos amostrais. A representatividade da amostra dependerá de seu dimensionamento adequado e da técnica empregada para coleta. Dada a importância do tema, adaptou-se no presente artigo a metodologia Canvas de gestão e criação de projetos para o contexto de planos de amostragem. Como resultado, propõe-se um Canvas para plano amostral simples e estratificado que poderá ser empregado para nortear, com segurança, discentes e pesquisadores na condução de trabalhos monográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Me. Bruno Freitas Pinto, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994) e mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor de estatística da AMAN - Exército Brasileiro. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Planejamento e Delineamento de Experimentos e Multivariada.

Prof. Dr. Roberto Campos Leoni, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)

Possui Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual Paulista (2015) - (área: Probabilidade e Estatística), Mestrado em Ciências pela Universidade Estadual Paulista (2011) - (área: Engenharia de Produção), pós-graduação em ciências militares pela Escola de Aperfeiçoamento de oficiais (2010), pós-graduação em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2004) e graduação em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor da Cadeira de Estatística e coordenador de pesquisa docente na Academia Militar das Agulhas Negras, professor colaborador do mestrado acadêmico da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - Universidade Estadual Paulista, professor da Associação Educacional Dom Bosco e Tutor do consórcio CEDERJ. Tem interesse nas áreas de controle estatístico de qualidade, estatística multivariada e planejamento de experimentos. ORCID ID https://orcid.org/0000-0001-6600-2963

Referências

BOLFARINE, H.; BUSSAB, W. O. Elementos de amostragem. São Paulo - SP: Blücher, 2005.

BRASIL. Exército Brasileiro. AMAN. Diretrizes gerais para a governança da pesquisa acadêmica, doutrina e extensão na AMAN. Resende. 2021

COSTA NETO, P. L. O. Estatística. São Paulo - SP: Edgard Blücher, 2002.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. Manual de Análise de Dados: Estatística e Modelagem Multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Rio de Janeiro - RJ: Elsevier Editora Ltda., 2017.

FREIRE JUNIOR, J.; BARROS JUNIOR, A. J.; BUSSOLOTTI, J. M. Bases Metodológicas para a Construção do Conhecimento Científico: algumas considerações. Revista Agulhas Negras, v. 5, n. 5, p. v–x, 2021. Disponível em: http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/8180. Acesso em: 29 SET 2021.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6a ed. São Paulo - SP: Atlas, 2008.

LOHR, S. L. Sampling: Design and Analysis. 2a ed. Boston, MA: Cengage Learning, 2009.

MONTGOMERY, D. C; RUGER, G. C. Applied Statistics and Probability for Engineers, 6th ed. Wiley, 2014.

MUNIZ, J. A.; ABREU, A. R. DE. Técnicas de Amostragem. Lavras: UFLA/FAEPE, 1999.

OSTERWALDER, A; PIGNEUR, Y. Business Model Generation. Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro-RJ: Alta Books, 2011.

RAO, P. S. R. S. Sampling Methodologies with Applications. New York: Chapman and Hall/CRC, 2000.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis - RJ: Vozes, 2000.

SEBRAE. Sebrae Canvas, 2021. Disponível em: https://sebraeCanvas.com. Acesso em: 25 AGO 2021.

Publicado
2021-11-18
Como Citar
PINTO, B. F., & LEONI, R. C. (2021). Modelo Canvas para Planos de Pesquisa por Amostragem. Revista Agulhas Negras, 5(6), 180-194. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/8351
Seção
Artigos Científicos