As metodologias ativas de aprendizagem e a motivação do cadete para o estudo

  • Flávio Ferreira da Silva Exército Brasileiro/AMAN
  • Ricardo de Queiros Batista Ribeiro Exército Brasileiro/AMAN
  • Tulio Alcântara Valente Exército Brasileiro/AMAN
Palavras-chave: Motivação, Ensino por competência, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Academia Militar, Exército Brasileiro.

Resumo

O presente artigo propõe-se a contribuir para a produção de conhecimento e reflexões acerca dos aspectos pedagógicos da formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Tem-se como escopo a análise do processo de transformação do sistema de ensino do Exército Brasileiro, com a adoção do ensino por competências e o uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), mais especificamente na Cadeira de Psicologia. Dessa forma, busca-se verificar o impacto das MAA na motivação do cadete para o estudo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa exploratória-descritiva. Por fim, apresentam-se reflexões, sobre a motivação para o estudo no curso de formação de oficias combatentes do Exército Brasileiro, que possam colaborar para o aperfeiçoamento dos aspectos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Ferreira da Silva, Exército Brasileiro/AMAN

Major QCO Psico do Exército Brasileiro, atua como professor permanente de Psicologia na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Ricardo de Queiros Batista Ribeiro, Exército Brasileiro/AMAN

Major Inf do Exército Brasileiro, atua como professor em comissão de Psicologia na AMAN. Bacharel em Ciências Militares pela AMAN, graduado em Psicologia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), pós-graduado em Psicopedagogia Escolar pelo Centro de Estudo de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC), e mestrando em Psicologia pela UFRRJ.

Tulio Alcântara Valente, Exército Brasileiro/AMAN

Major QCO de Psicologia do Exército Brasileiro, atua como professor permanente de Psicologia da AMAN. Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestre em Psicologia Social das Organizações e do Trabalho pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicado
2017-12-01
Como Citar
Silva, F. F. da, Ribeiro, R. de Q. B., & Valente, T. A. (2017). As metodologias ativas de aprendizagem e a motivação do cadete para o estudo. Revista Agulhas Negras, 1(1), 53-71. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/895
Seção
Artigos Científicos