A construção do pensamento em segurança e defesa na academia brasileira estudo de caso da parceria entre o NERINT e o NEE/CMS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Gilberto Fagundes Visentini
Guilherme Paiva Stamm Thudium

Resumo

Este artigo tem como objetivo oferecer um estudo da cooperação entre o Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul (NEE/CMS). A partir de acordo formalizado entre o CMS e a UFRGS, desde 2016 ambos os núcleos vêm compartilhando pesquisas e promovendo atividades conjuntas com vistas ao estreitamento de vínculos entre centros avançados de pesquisa tanto das Forças Armadas como de instituições acadêmicas brasileiras. A hipótese inicial do trabalho aponta para a ideia de que a aproximação entre a academia e as Forças Armadas, exemplificada pelo estudo de caso apresentado, contribui para a discussão de uma Grande Estratégia do Brasil para o Século XXI que confira maior inserção e autonomia ao país no cenário internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VISENTINI, P. G. F.; THUDIUM, G. P. S. A construção do pensamento em segurança e defesa na academia brasileira: estudo de caso da parceria entre o NERINT e o NEE/CMS. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 13, n. 46, p. 29-44, 10 abr. 2019.
Seção
Artigos Científicos