(RE) NEGOCIANDO PODER EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU

  • RICARDO MOUTINHO Universidade de Macau

Resumo

Neste texto, discuto como a professora e os alunos (re) negociam o poder em uma sala de aula de PLE de nível primário em uma escola pública de Macau através do uso de muitos recursos semióticos, como: fala, movimentos corporais e manuseio de objetos. Os resultados mostram que elementos do sistema de troca de turnos da conversa cotidiana estão presentes durante a interação e têm um papel decisivo no processo de tomadas de decisão no ambienteanalisado. Embora a interação nessa sala de aula observada possa ser considerada altamente assimétrica, os participantes colaboram para transformar as ações ritualizadas em movimentos mais cooperativos que favorecem a co-construção do conhecimento.
Publicado
2019-10-25
Como Citar
MOUTINHO, RICARDO. (RE) NEGOCIANDO PODER EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU. Revista Silva, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 71-112, out. 2019. ISSN 2594-8199. Disponível em: <http://www.ebrevistas.eb.mil.br/index.php/silva/article/view/3105>. Acesso em: 06 dez. 2019.
Seção
Artigos