Datiloscopia Criminal como Tema Motivacional no Ensino de Química

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Marcela Lopes de Moura Quina
Kamilla Rodrigues Rogerio

Resumo

Observando o cenário de ensino da química no ensino médio, em que ainda existem grandes dificuldades no tocante das metodologias de ensino e também na aceitação desta ciência pelos alunos, este trabalho traz sugestões de utilização dos conceitos da datiloscopia, uma técnica específica da química forense, encorajando seu uso em aulas experimentais de química para alunos da 3ª série do ensino médio, afim de fazer um elo entre a realidade desses alunos com as definições teóricas da química, desta forma, tornando o ensino da química significativo.

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Como Citar
de Moura Quina, M. L., & Rogerio, K. R. (2023). Datiloscopia Criminal como Tema Motivacional no Ensino de Química. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 8(1), 32-57. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12204
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcela Lopes de Moura Quina, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Possui graduação em matemática-licenciatura pela Universidade de Brasília (2009). Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (2013). Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Norte Fluminense (2022) e desde 2009 atua como servidora publica no cargo de técnica em química/laboratório do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia-Campus Paracambi. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4240038736698363

Kamilla Rodrigues Rogerio, Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Química Industrial (2013). Licenciada pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015) tendo o desenvolvimento da dissertação baseado na síntese de moléculas e testes sobre o protozoário causador da malária em parceria com laboratório de pesquisa em Malária da Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019) tendo como projeto a síntese de novas moléculas com atividade antiplasmodial Atualmente atua no consórcio Cederj como mediadora nas disciplinas de química orgânica e métodos físicos de análise e como professora de química na rede particular do Rio de Janeiro. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4006496836987363