O Exército Brasileiro, a mídia espontânea e o programa Caldeirão do Huck no Haiti

  • Marcos Roberto Boaventura
Palavras-chave: Exército Brasileiro, Haiti, programa de tv, Caldeirão do Huck

Resumo

Este é um estudo da mídia espontânea conquistada pelo Exército Brasileiro (EB) no programa Caldeirão do Huck, no ano de 2016, tratando sobre a Missão de Paz no Haiti. Tal abordagem é relevante devido ao fato da Força Terrestre não receber recursos para financiar matérias na mídia, fazendo-se exclusivamente da utilização da mídia espontânea. O referido televisivo é um importante programa de entretenimento, influenciando pessoas, formando opiniões, divulgando instituições e com capacidade de fortalecer suas imagens. Este propósito será alcançado por meio de uma pesquisa quantitativa, exploratória e baseada em pesquisa documental e aplicação de um questionário a militares que serviam no Centro de Comunicação Social do Exército e no Haiti, quando da gravação e divulgação da matéria. O estudo sugere destacar o potencial da mídia espontânea em preservar e fortalecer a imagem da Força Terrestre, a capacidade da Instituição em conquistar espaço nos meios de comunicação e busca abordar sugestões para como as agências componentes do Sistema de Comunicação Social do Exército devem identificar, em sua região, oportunidades para busca de espaço na mídia, a fim de preservar e fortalecer a imagem do Exército Brasileiro.

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Publicado
2020-11-12
Seção
Artigos