A “Armadilha de Tucídides"

um debate sobre o tema da inevitabilidade da guerra

Palavras-chave: Geopolítica, “Armadilha de Tucídides”, Segunda guerra mundial, Poder terrestre, Poder marítimo

Resumo

O presente artigo se insere na grande área dos Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança Internacional. O objetivo foi apresentar uma breve discussão teórica sobre o tema “inevitabilidade da guerra”, articulada a determinadas especificidades que marcaram a eclosão de conflitos ao longo da história. A metodologia utilizada foi o debate historiográfico. Os resultados alcançados são os seguintes: pode ser identificado um padrão histórico de rivalidade/conflitividade no sistema internacional, o que Grahan Allison denominou de “armadilha de Tucídides”, em geral associado ao choque bélico entre potências do tipo terrestre e marítima. Que esse padrão tem relação com a existência de contextos de múltiplas transformações no ordenamento internacional, em geral desencadeadas por guerras. Conclui-se que o estudo da história é uma disciplina que fornece subsídios sobre o impacto da guerra, demonstrando que nem sempre a sua iminência é adequadamente interpretada e/ou administrada pelas lideranças políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALISSON, Grahan. A Caminho da Guerra os Estados Unidos e a China conseguirão escapar da Armadilha de Tucídides? Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.

ANGELL, Norman. A Grande Ilusão. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2002.

BONANATE, Luigi. A guerra. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

BOUTHOUL, Gaston. Tratado de Polemologia. Madrid: Ediciones Ejército, 1984.

CARR, Edward Hellet. Vinte Anos de Crise: 1919-1939. Uma Introdução ao Estudo das Relações Internacionais. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.

CHURCHILL, Winston S. Memórias da Segunda Guerra Mundial: Volume 1, 1919-1941. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S.A. 2005.

FREUND, Julien. Sociología del Conflicto. Madrid: Ediciones Ejército, 1995.

KAGAN, Donald. On the origins of war and the preservation of peace. Nova Iorque: The Anchor Books, 1996.

KENNEDY, Paul. Ascensão e queda das grandes potências, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1989.

KISSINGER, H. Ordem Mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

SANTA BÁRBARA, M. Clausewitz: trajetórias e contribuições de um general prussiano sobre a Guerra. In: Revista Defesa Nacional. RJ, BIBLIEX, 2022.

TUCÍDIDES. A História da Guerra do Peloponeso. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.

Publicado
2024-06-18
Como Citar
Santa Bárbara, M. D. J., & Reis Coelho, E. (2024). A “Armadilha de Tucídides": um debate sobre o tema da inevitabilidade da guerra . Revista Agulhas Negras, 8(11), 76-88. Recuperado de https://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12059
Seção
Artigos Científicos