Programa VIVER

o desenvolvimento de atitudes, valores e competências socioemocionais no âmbito do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB)

Palavras-chave: ensino, aprendizagem, atitudes, valores e competências

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar a importância da implantação do Programa VIVER no âmbito do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) e, com isso, colaborar com o desenvolvimento de atitudes, valores e competências socioemocionais de seus alunos. O tema foi escolhido pela relevância que se tem dado à formação integral do Corpo Discente dos Colégios Militares (CM), especialmente nos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos, ainda mais após a pandemia de COVID-19 que trouxe, dentre outras mazelas, prejuízos significativos ao processo de ensino-aprendizagem. Acrônimo dos verbos Valorizar, Informar, Vigiar, Estimular e Respeitar, seus 5 (cinco) projetos que constituem a estrutura analítica do programa, o “VIVER” tem colaborado positivamente com a mudança de comportamento dos alunos do sistema, tornando-os mais autônomos, críticos e reflexivos. Além disso, o programa auxilia o Projeto Pedagógico do SCMB 2021-2025 no aperfeiçoamento do Ensino por Competências implantado nas Escolas Militares do Exército em 2018, colaborando, ainda, com a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) no desenvolvimento e na avaliação de conteúdos atitudinais dos alunos dos CM. Assim, aproveitando-se da experiência do autor como Psicopedagogo e Diretor de um dos 15 (quinze) CM, onde o Programa VIVER foi primeiramente implementado, pretende-se destacar a ênfase que vem sendo dada à aprendizagem socioemocional no SCMB, consolidando, junto aos alunos, princípios e valores caros à Instituição, tais como o respeito, a camaradagem, a lealdade, o patriotismo e o civismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Celso. 9 Passos para uma Escola Pública de Excelente Qualidade. Petrópolis: Vozes, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Instruções Reguladoras do Ensino por Competências (IREC-EB60-IR-05.008). Rio de Janeiro, 2022.

BRASIL. Manual de Campanha Liderança Militar (C 20-10). Brasília, 2011.

BRASIL. Normas para Desenvolvimento e Avaliação dos Conteúdos Atitudinais (NDACA-EB60-N-05.013). Rio de Janeiro, 2019.

BRASIL. Normas de Psicopedagogia Escolar da Educação Básica no Sistema Colégio Militar do Brasil (EB60-N-08.003). Rio de Janeiro, 2022.

BRASIL. Programa VIVER do Sistema Colégio Militar do Brasil. Rio de Janeiro, 2023.

BRASIL. Projeto de Vida do Sistema Colégio Militar do Brasil (Plano de Sequências Didáticas do Ensino Médio). Rio de Janeiro, 2021.

BRASIL. Projeto Pedagógico do Sistema Colégio Militar do Brasil 2021-2025. Rio de Janeiro, 2021.

CASEL. The Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning. Disponível em: www.casel.org. Acesso em: 13 mar. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 01-05, 1996. Disponível em: https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.

Publicado
2024-05-14
Como Citar
MAINIERI JUNIOR, I. (2024). Programa VIVER: o desenvolvimento de atitudes, valores e competências socioemocionais no âmbito do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Revista Agulhas Negras, 8(11), 24-43. Recuperado de https://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12247
Seção
Artigos Científicos