Estudo da dinâmica longitudinal de um veículo leve monotripulado utilizando modelagens de pneus em piso rígido

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Lucas C Sousa
Ricardo T C Neto

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre duas modelagens de pneus, Fórmula Mágica de Pacejka e Teoria de Julien, aplicados ao estudo da dinâmica longitudinal de um veículo leve monotripulado. Dessa forma é utilizado um veículo com tração traseira CVT e caixa redutora com relação fixa de engrenagens. Dados relativos ao veículo, parâmetros dos modelos e equações de movimento são empregados no programa Simulink®, obtendo-se um modelo computacional, com resultados a partir da solução pelo método de Runge-Kutta de 4ª ordem. O desempenho das modelagens é analisado quanto à força trativa desenvolvida e a velocidade adquirida. Assim, os resultados obtidos foram satisfatórios e demonstram a importância do estudo da interação entre pneu-solo para o entendimento da dinâmica longitudinal de um veículo.

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Como Citar
Sousa, L. C., & Neto, R. T. C. (2019). Estudo da dinâmica longitudinal de um veículo leve monotripulado utilizando modelagens de pneus em piso rígido. Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 36(3). Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/CT/article/view/3244
Seção
Artigos

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