Contribuição para o uso de material alternativo em camada de sublastro de ferrovia heavy haul

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Carlos Silva Filho
Antonio Carlos Rodrigues Guimarães
Maria Esther Soares Marques
Carmen Dias Castro

Resumo

Este trabalho apresenta a caracterização geotécnica e mecânica de um solo arenoso fino laterítico (SAFL) e seu desempenho no campo como camada de sublastro em pavimento ferroviário. O SAFL é consagrado em pavimento rodoviário no Brasil, sua utilização em pavimento ferroviário requer especial atenção. O material foi caracterizado e submetido a ensaios de cargas repetidas, deformação permanente e ao Índice de Suporte Califórnia (CBR). Na avaliação “in situ” das propriedades mecânicas foi utilizado o Dynamic Cone Penetrometer. Ao se utilizar normas de seleção de materiais da AREMA, solos com predominância de finos são descartados por não satisfazerem os critérios de índice de plasticidade, granulometria e CBR. Porém, quando trata-se de solo tropical laterítico, este material possui cimentação natural, devido à grande concentração de óxido-hidróxido de Fe e Al, que proporciona a ele um comportamento estrutural peculiar. Resultados obtidos de módulo resiliente elevado e baixa deformação permanente validam o uso do SAFL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva Filho, J. C., Guimarães, A. C. R., Marques, M. E. S., & Castro, C. D. (2020). Contribuição para o uso de material alternativo em camada de sublastro de ferrovia heavy haul. Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 37(4), 100-111. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/CT/article/view/8621
Seção
Artigos