A intervenção humanitária à luz dos fundamentos éticos e jurídicos do direito internacional

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bárbara Thaís Pinheiro Silva
Danny Zahreddine

Resumo

A discussão sobre intervenção humanitária ainda não é um consenso, sobretudo porque a linha entre a política internacional e o direito internacional é tênue. Trata-se de um assunto complexo, haja vista as dificuldades em conciliar os aspectos normativos e éticos que possibilitam a intervenção humanitária. Diante desse desafio, este artigo tem o objetivo de analisar o contexto histórico das intervenções humanitárias na década de 1990, os cinco principais casos de (não) intervenção na década de 1990 – Bósnia-Herzegovina, Somália, Ruanda, Haiti e Kosovo–, e os fundamentos éticos e jurídicos que justificam a intervenção humanitária. Ressalta-se que com o propósito de promover a pesquisa adotar-se-á a metodologia qualitativa juntamente com o estudo de caso, bem como a pesquisa bibliográfico-documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVA, B. T. P.; ZAHREDDINE, D. A intervenção humanitária à luz dos fundamentos éticos e jurídicos do direito internacional. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 18, n. 61, p. 103-122, 16 fev. 2024.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Danny Zahreddine, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial da PUC Minas. Diretor do Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas e professor Adjunto IV do Departamento de Relações Internacionais, sendo membro permanente do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais. Líder do Grupo de Pesquisa Oriente Médio e Magreb (GEOMM) e membro do Grupo de Pesquisa Potências Médias (GPPM).