A intervenção humanitária à luz dos fundamentos éticos e jurídicos do direito internacional

Contenido principal del artículo

Bárbara Thaís Pinheiro Silva
Danny Zahreddine

Resumen

A discussão sobre intervenção humanitária ainda não é um consenso, sobretudo porque a linha entre a política internacional e o direito internacional é tênue. Trata-se de um assunto complexo, haja vista as dificuldades em conciliar os aspectos normativos e éticos que possibilitam a intervenção humanitária. Diante desse desafio, este artigo tem o objetivo de analisar o contexto histórico das intervenções humanitárias na década de 1990, os cinco principais casos de (não) intervenção na década de 1990 – Bósnia-Herzegovina, Somália, Ruanda, Haiti e Kosovo–, e os fundamentos éticos e jurídicos que justificam a intervenção humanitária. Ressalta-se que com o propósito de promover a pesquisa adotar-se-á a metodologia qualitativa juntamente com o estudo de caso, bem como a pesquisa bibliográfico-documental.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Detalles del artículo

Cómo citar
SILVA, B. T. P.; ZAHREDDINE, D. A intervenção humanitária à luz dos fundamentos éticos e jurídicos do direito internacional. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 18, n. 61, p. 103-122, 16 feb. 2024.
Sección
Artículos científicos
Biografía del autor/a

Danny Zahreddine, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial da PUC Minas. Diretor do Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas e professor Adjunto IV do Departamento de Relações Internacionais, sendo membro permanente do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais. Líder do Grupo de Pesquisa Oriente Médio e Magreb (GEOMM) e membro do Grupo de Pesquisa Potências Médias (GPPM).