Rastreio da Escrita: Um Processo Necessário para Identificação e Intervenção nas Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cláudia Correia da Silva

Resumo

O presente trabalho tem como intuito apresentar os resultados de um trabalho sobre o rastreio da escrita dos estudantes do quinto ano, realizado com 67 alunos de uma escola da rede pública federal do Rio de Janeiro, no retorno às aulas presenciais. O Response to Intervention Model (RTI), traduzido como modelo de resposta à intervenção, é uma metodologia muito importante para profissionais e famílias que lidam com as dificuldades dos alunos. Os estudantes demonstraram lacunas na aprendizagem ortográfica e dificuldade na organização da escrita textual no caderno, bem como dificuldades em realizar o movimento correto das letras. A compreensão dos fatores que envolveram as dificuldades apresentadas e a discriminação entre dificuldade de aprendizagem e ausência de ensino servirão como subsídios para os professores e gestores replanejarem os conteúdos didáticos, propiciando um resgate da aprendizagem que não foi consolidada durante a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Correia da Silva, C. (2023). Rastreio da Escrita: Um Processo Necessário para Identificação e Intervenção nas Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 8(1), 1-15. Recuperado de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12188
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cláudia Correia da Silva, Fundação Osorio

Professora da Fundação Osorio. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Graduação em Neurociências pela Faculdade Unileya. Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Serra Mar. Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduação em Pedagogia pela Faculdade SOMLEY. Licenciatura em Letras pela Faculdade Ítalo Brasileiro. Atua no Projeto Navi atendendo crianças com transtornos de desenvolvimento desde 2022.