Interpolação de Hermite na transformação de coordenadas entre sistemas de referência geodésicos, visando à modelagem das distorções entre os diferentes sistemas adotados no Brasil.

Main Article Content

Paulo Leoncio da Silva de Melo
Leonardo Castro de Oliveira Castro de Oliveira

Abstract

O objetivo foi de investigar a qualidade posicional resultante da Interpolação de Hermite, aplicada no processo de transformação de coordenadas, modelando as distorções das redes geodésicas. A transformação foi realizada operandose diretamente as diferenças de coordenadas entre as redes geodésicas, sendo, convertidas a resultante da transformação entre sistemas e as distorções. Devido ao cálculo das derivadas nas estações, tornou-se primordial construir um procedimento para realizá-lo. Pois, a função matemática geradora das diferenças de coordenadas era desconhecida. Os coeficientes do Polinômio de Hermite foram calculados através da resolução da matriz de Vandermonde. Os experimentos foram: simulando as diferenças e o outro com dados reais. Na simulação, tanto para 3, quanto para 6 parâmetros, a discrepância foi de 50 milímetros. Com dados reais, os resultados da amostra apresentaram magnitudes centimétricas de erro posicional, em todos os casos. A Interpolação de Hermite apresentou erros com magnitudes superiores aos mesmos do ProGriD, sem outlies.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
de Melo, P. L. da S., & de Oliveira, L. C. de O. C. (2019). Interpolação de Hermite na transformação de coordenadas entre sistemas de referência geodésicos, visando à modelagem das distorções entre os diferentes sistemas adotados no Brasil. Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 36(3). Retrieved from http://www.ebrevistas.eb.mil.br/CT/article/view/3249
Section
Artigos