Uma pesquisa qualitativa realizada por meio da análise de conteúdo: Uma abordagem multifocal

Contenido principal del artículo

Renata Rovaris Diorio

Resumen

Amotivação desse artigo deu-se a partir de uma pesquisa realizada em
2004, em escolas públicas e particulares do ensino fundamental, em Campo GrandeMS, utilizando a Análise de Conteúdo (AC), em caráter investigativo de dissertação
de mestrado em Educação. Porém, esse artigo não tem o objetivo de divulgar
resultados dessa pesquisa, mas sim, de esclarecer o que consiste a Análise de
Conteúdo, de linha francesa, e como a mesma pode ser utilizada como aporte
teórico em pesquisas, nas várias áreas do conhecimento. Assim, trata-se de uma
revisão bibliográfica, a fim de demonstrar a importância desse referencial teórico
em investigações na área da Educação. Quando o pesquisador inicia uma pesquisa,
no intuito de desvendar algo, já possui hipóteses iniciais a sua investigação, mas
o referencial teórico é sempre um “dilema”. Por isso, esse artigo possibilita algumas
reflexões, através do exemplo dessa pesquisa realizada, de como proceder no
campo teórico, “alicerce” que fundamenta todo o trabalho investigativo científico.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Detalles del artículo

Cómo citar
Diorio, R. R. (2019). Uma pesquisa qualitativa realizada por meio da análise de conteúdo: Uma abordagem multifocal. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 2(2), 16-30. Recuperado a partir de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2761
Sección
Artigos