A medicina veterinária militar brasileira em operações de paz: experiências colhidas na missão da organização das nações unidas para estabilização do Haiti

Contenido principal del artículo

Otavio Augusto Brioschi Soares
José Roberto Pinho de Andrade Lima
Carlos Henrique Coelho de Campos
Renata Simões Barros

Resumen

Os novos cenários de utilização das Forças Armadas por todo o mundo exigem doutrina e emprego da saúde militar cada vez mais dinâmico e abrangente, incluído aí a Medicina Veterinária militar, área do conhecimento que tem por vocação a garantia da biossegurança das operações militares, através de ações de garantia da qualidade da água e dos alimentos, de inteligência em saúde e controle de zoonoses, de defesa biológica e de gestão ambiental e de resíduos. O presente estudo objetivou realizar reflexão a cerca da contribuição da Medicina Veterinária militar brasileira nas operações de paz, com foco específico na Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, missão comandada militarmente pelo Brasil desde 2004. Através do levantamento documental e coletas de depoimentos pessoais foi possível reunir relato das ações de biossegurança praticadas pelos Médicos Veterinários do Exército enviados ao Haiti e concluir que a Medicina Veterinária tem campo de atuação abrangente que possibilita o conhecimento e a modificação do cenário sanitário das localidades em que operações militares de paz são realizadas, ações estas necessárias e decisivas para manutenção da saúde e a consequente operacionalidade dos militares empregados nestas áreas de conflito.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Detalles del artículo

Cómo citar
SOARES, O. A. B.; LIMA, J. R. P. DE A.; CAMPOS, C. H. C. DE; BARROS, R. S. A medicina veterinária militar brasileira em operações de paz: experiências colhidas na missão da organização das nações unidas para estabilização do Haiti. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 7, n. 29, p. 121-129, 5 sep. 2013.
Sección
Artículos