A psicologia social aplicada à formação de valores e atitudes nos cadetes da AMAN
Abstract
Esta obra monográfica apresenta uma análise da formação do oficial do Exército Brasileiro pela ótica da Psicologia Social. A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) tem a missão de formar os oficiais da linha bélica do Exército Brasileiro. Durante a formação, é fundamental que os cadetes absorvam os valores da caserna e sejam condicionados a executarem os códigos de condutas do Exército. Esses valores são transmitidos de geração em geração mantendo o Exército coeso e firme na sua missão de defender os interesses da Pátria. Esses valores norteiam as atitudes de todos os militares e formam um padrão a ser seguido por todos pertencentes à Instituição. Para alcançar esses objetivos, é preciso utilizar algumas ferramentas da Psicologia Social. As teorias do conformismo e da dissonância cognitiva serão estudadas e aplicadas ao dia a dia da AMAN para facilitar a compreensão dessa complexa missão de formar o futuro chefe militar.
Downloads
References
ASCH, Solomon. “Studies of independence and conformity: A minority of one against a unanimous majority,” Psychological Monographs,1956.
BERNARDIN,Pascal. Maquiavel Pedagogo, 1ª ed. Rio de Janeiro:CEDET, 2013.
FESTINGER, L. A theory of cognitive dissonance.Stanford, Calif: Stanford University Press, 1957.
HELSON, H. Contemporary approaches to psychology.Princeton, N. J.: Van Nostrand, 1967.
LEVY, Michael; WEITZ, Barton. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000.
McCONNELL, James V. Psicologia. Michigan: Interamericana, 1978.RIFKIN, Jeremy. A era do acesso. São Paulo: Pearson-Makron Books, 2001.
SKINNER, B. F., The behavior of organism. New York: Appleton-Century-Crofts, 1938.
SHERIF, M. “Intergroup conflict and cooperation: The Robber’s Cave experiment.” Norman, Okla: University of Oklahoma Book Exchange, 1961.
SHERMAN, A. R. Behavior modification: Theory and practice. Moterey, Calif.: Brooks-Cole, 1973.
TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.
THORNDIKE, E. C. The psychology of learning.New York: Teachers College, Columbia University, 1921.
WINN, DENISE. The Manipulated Mind. London, The Octagon press, 1984.