A psicologia social aplicada à formação de valores e atitudes nos cadetes da AMAN

  • Cláudio Belchior Santos de Souza Exército Brasileiro
Palavras-chave: AMAN, Psicologia social, Dissonância Cognitiva

Resumo

Esta obra monográfica apresenta uma análise da formação do oficial do Exército Brasileiro pela ótica da Psicologia Social. A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) tem a missão de formar os oficiais da linha bélica do Exército Brasileiro. Durante a formação, é fundamental que os cadetes absorvam os valores da caserna e sejam condicionados a executarem os códigos de condutas do Exército. Esses valores são transmitidos de geração em geração mantendo o Exército coeso e firme na sua missão de defender os interesses da Pátria. Esses valores norteiam as atitudes de todos os militares e formam um padrão a ser seguido por todos pertencentes à Instituição. Para alcançar esses objetivos, é preciso utilizar algumas ferramentas da Psicologia Social. As teorias do conformismo e da dissonância cognitiva serão estudadas e aplicadas ao dia a dia da AMAN para facilitar a compreensão dessa complexa missão de formar o futuro chefe militar.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Belchior Santos de Souza, Exército Brasileiro

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021) e graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2001). Atualmente é assessor do Hospital das Forças Armadas, divisão de ensino - COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE e chefe da biblioteca da Academia Militar das Agulhas Negras. , atuando principalmente nos seguintes temas: aman, psicologia social e dissonância cognitiva.

 

Referências

ASCH, Solomon. “Studies of independence and conformity: A minority of one against a unanimous majority,” Psychological Monographs,1956.

BERNARDIN,Pascal. Maquiavel Pedagogo, 1ª ed. Rio de Janeiro:CEDET, 2013.

FESTINGER, L. A theory of cognitive dissonance.Stanford, Calif: Stanford University Press, 1957.

HELSON, H. Contemporary approaches to psychology.Princeton, N. J.: Van Nostrand, 1967.

LEVY, Michael; WEITZ, Barton. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000.

McCONNELL, James V. Psicologia. Michigan: Interamericana, 1978.RIFKIN, Jeremy. A era do acesso. São Paulo: Pearson-Makron Books, 2001.

SKINNER, B. F., The behavior of organism. New York: Appleton-Century-Crofts, 1938.

SHERIF, M. “Intergroup conflict and cooperation: The Robber’s Cave experiment.” Norman, Okla: University of Oklahoma Book Exchange, 1961.

SHERMAN, A. R. Behavior modification: Theory and practice. Moterey, Calif.: Brooks-Cole, 1973.

TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

THORNDIKE, E. C. The psychology of learning.New York: Teachers College, Columbia University, 1921.

WINN, DENISE. The Manipulated Mind. London, The Octagon press, 1984.

Publicado
2017-12-01
Como Citar
Souza, C. B. S. de. (2017). A psicologia social aplicada à formação de valores e atitudes nos cadetes da AMAN. Revista Agulhas Negras, 1(1), 98-106. https://doi.org/10.70545/ran.v1i1.901
Seção
Artigos Científicos