Percepções de Cadetes sobre Seu Aprimoramento em Língua Inglesa

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as percepções de cadetes do 1º Ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) sobre o desenvolvimento de suas habilidades em Língua Inglesa. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, buscando apreender suas visões sobre a atividade didática Four Skills Project (4SP), concebida em 2021, com a finalidade de proporcionar o aprimoramento integrado das suas habilidades linguísticas (compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita), de forma lúdica e desafiadora. Os referenciais teóricos para esta pesquisa são o modelo de aprendizagem integrada elaborado por Roegiers e De Ketele (2004), a teoria pedagógica da aprendizagem significativa (AUSUBEL et al., 1980) e as bases para o conhecimento profissional dos docentes (SHULMAN, 2014). Os principais resultados referem-se aos seguintes aspectos: dedicação às tarefas do 4SP; fatores favoráveis e desfavoráveis; desempenho cognitivo prévio; desenvolvimento das habilidades linguísticas; influência no seu interesse pelo idioma; e, finalmente, impactos do projeto nas condições de obtenção de proficiência.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

ANDRE FRANGULIS COSTA DUARTE, Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN

Mestre em educação (2018) e em operações militares (2001). Especialista em coordenação pedagógica (2007), bases geo-históricas para formulação estratégica (2007), recursos humanos (2006) e educação a distância (2003). Graduado em letras - inglês (2021), pedagogia (2017), filosofia (2012) e ciências militares (1993). Diploma C2 de Espanhol como Língua Estrangeira (2018). Trabalha na área educacional da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende - RJ (2009 - ).

Citas

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 2ª edição, 1980.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Livraria Porto, 1994.

BOYLE C.; WALDEN R.; MELLOR-CLARK S. CAMPAIGN: English for the Military 1, Student’s book. Macmillan, 2006.

CALDAS, L. K. Trabalhando tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia didática na perspectiva da mediação dialética. IBILCE/UNESP – São José do Rio Preto, 2010. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf. Acesso em 12 AGO 2023.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação, 2001.

DUARTE, A. F. C.; DUARTE, E. F. C. Four Skills Project: o aprimoramento das habilidades linguísticas em Inglês de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. In: RIBEIRO, F. Práticas de Inglês: Volume 2. São Carlos: Pedro & João editores, 2022.

MONTEIRO, M. S. E. Percepções dos cadetes do 1º Ano de 2021 sobre o “Four Skills Project” desenvolvido pela Cadeira de Inglês da AMAN. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Militares). Academia Militar das Agulhas Negras-AMAN, Resende-RJ, 2023.

GOH. C. C. M. O ensino da conversação na sala de aula. Tradução de: Rosana S. R. Cruz Gouveia. São Paulo: Especial Book Services Livraria, 2008.

HARMER, J. The Practice of English Language Teaching. Essex, England: Longman, 2001.

ROEGIERS, X.; DE KETELE, J. M. Uma pedagogia da integração: competências e aquisições no ensino. Tradução Carolina Huang. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293. Publicado originalmente como: Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-21, fev. 1987.

PALLOFF, R.; PRATT, K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. Porto Alegre, Artmed, 2002.

POLATSCHEK, A. A. V. Interação e Proficiência Linguística: o desempenho de cadetes do 1º Ano da AMAN em Língua Inglesa em 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. 2021. AMAN, Resende-RJ, 2023. Disponível em: https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/9771/1/Cad%208144%20Polatschek.pdf. Acesso em 05 AGO 2023.

SPINK, M, J.; MEDRADO, B. Produção de sentidos no cotidiano: uma abordagem teórico-metodológica para análise das práticas discursivas. In: SPINK, Mary Jane (org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2004.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Publicado
2023-12-11
Cómo citar
COSTA DUARTE, A. F., & MONTEIRO, M. S. E. (2023). Percepções de Cadetes sobre Seu Aprimoramento em Língua Inglesa. Revista Agulhas Negras, 7(10), 133-146. Recuperado a partir de http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12034