Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • O texto segue a formatação disposta nas diretrizes para os autores.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos deverão ser enquadrados em uma das seguintes modalidades:

  1.  Artigos científicos: trabalhos inéditos de pesquisa científica com no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, quadros, etc.;
  2.  Artigos de revisão: estudo inédito aprofundado sobre um tema específico, uma avaliação do estado da arte e a discussão necessária para o avanço do conhecimento sobre o tema. Deverão ter no máximo 30 páginas;
  3.  Relatos de experiência em educação: trabalhos inéditos que apontem diferentes propostas didáticas elaboradas com critério e que apontem resultados práticos tanto para educação básica, superior, EJA ou mesmo educação não-formal. Deverão ter no máximo 25 páginas;
  4. O mínimo de páginas para os trabalhos é 10 páginas.

Os autores(as) DEVEM seguir os templates disponibilizados a seguir. Caso os trabalhos não estejam de acordo serão rejeitados.

Template para artigos científicos e de revisão: link de acesso.

Template para relatos de experiência: link de acesso.

Não há uma graduação mínima para os autores, sendo que para estudantes de ensino básico e superior (em andamento) é requisitado ao menos um profissional com mestrado na orietação.

O modelo de citações e referências bibliográficas devem seguir os padrões da ABNT conforme detalhado no Manual de Normatização da UFPR

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Processo de Avaliação

Na primeira etapa, os manuscritos são avaliados pelos editores no âmbito do foco e escopo da revista, se é inédito e se há plágio. Na sequência, em caso de aceite, os trabalhos são submetidos ao processo Duble Blind Review. Especialistas de diferentes áreas e instituições fazem parte do comitê científico da revista, e são acionados assim que tal fase do processo é iniciada.

Os trabalhos são avaliados considerando:

- a relevância do tema estudado;

- a redação e a formatação do texto de acordo com as normas da revista;

- o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas e atualizadas;

- a adequabilidade dos procedimentos metodológicos;

- a consistência das análises;

- a coerência das conclusões;

Após o término do processo de avaliação, os autores serão comunicados sobre a decisão editorial, podendo ser:

- REJEITADO, APROVADO COM CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS OU APROVADO PARA PUBLICAÇÃO.

No caso de correções obrigatórias, é realizada mais uma rodada de avaliações após a realização dos ajustes solicitados.

A conclusão do processo de avaliação implica na publicação do artigo de maneira imediata, uma vez que a revista adota a prática de fluxo contínuo.

Artigos

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.