ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:

Avanços e retrocessos no Atendimento Educacional Especializado

  • Sergio Ricardo de Almeida Santos Colégio Militar de Curitiba

Resumen

O artigo "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: Avanços e retrocessos no Atendimento Educacional Especializado. CONCEITUALIZAÇÕES DO TRANSTORNO E/OU DEFICIÊNCIA" aborda a complexidade do atendimento adequado aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) nas escolas, destacando a necessidade de compreender e identificar tais alunos, além de discutir mitos que dificultam sua identificação e atendimento. O texto explora diferentes conceitos de superdotação e estratégias de identificação, enfatizando a importância do papel dos professores, pais e colegas nesse processo. Além disso, analisa as legislações inclusivas e os contextos escolares pertinentes, ressaltando a importância da educação inclusiva e da formação docente para garantir o desenvolvimento adequado desses alunos. Por fim, o estudo conclui que ainda há lacunas na preparação das instituições escolares para lidar com alunos com AH/SD, evidenciando a necessidade de discussão dos mitos sobre superdotação e investimento em formação específica e metodologias adequadas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2024-05-07
Cómo citar
Santos, S. R. de A. (2024). ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:: Avanços e retrocessos no Atendimento Educacional Especializado . Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 15, kere03. https://doi.org/10.5281/zenodo.11130444